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5 maneiras sólidas de aumentar as taxas de conversão

5 maneiras sólidas de aumentar as taxas de conversão

À medida que o mundo digital se torna mais complexo e lotado, as conversões parecem mais difíceis de serem evitadas. As pessoas são bombardeadas por opções. Sua concorrência não é mais apenas uma empresa como a sua. Você também está competindo com qualquer pessoa que esteja criando conteúdo no mesmo espaço que você.

A boa notícia é que conversões não são impossíveis de alcançar. Se você entender como a mídia evoluiu, as preferências das pessoas e como conhecê-las, você pode aumentar sua taxa de conversão drasticamente e expandir seus negócios.

Aqui estão cinco maneiras sólidas de aumentar sua taxa de conversão.

Como aumentar a taxa de conversão

1. Use depoimentos como prova social

O mercado passou por uma mudança inversa enorme. De acordo com o Nielsen Trust Barometer 2017, a confiança em amigos, família e “pessoas como eu” aumentou, enquanto a confiança nas marcas e organizações diminuiu ainda mais.

É por isso que os depoimentos de seus clientes são valiosos e quanto mais narrativos e pessoais eles forem, maior a probabilidade que eles causem o efeito que você quer.

Depoimentos não são apenas para o seu site (onde você deve exibi-los com destaque). Eles também podem ser usados ​​estrategicamente em qualquer comunicação pretendida para aumentar a taxa de conversão, como vendas, registro de eventos e e-mails de retenção de clientes.

A Amazon é um ótimo exemplo. Ela usa as avaliações dos clientes para vender livros em suas lojas de livros e site.

Dicas para coletar e fazer uso de depoimentos que convertem

  • Mesmo que seus clientes estejam satisfeitos, apenas alguns deles provavelmente se darão ao trabalho de fazer suas recomendações/depoimentos. No entanto, eles tendem a compartilhar espontaneamente experiências felizes nas mídias sociais.
  • Use ferramentas de alerta de palavras-chave para ficar de olho no que as pessoas estão dizendo sobre sua marca, para que você possa coletar menções positivas e transformá-las em depoimentos poderosos para sua marca.
  • Valorize os aspectos visuais. Fotografias de clientes satisfeitos são boas e vídeos ou transmissões ao vivo são ótimos. Depoimentos visuais não são apenas mais confiáveis, mas mais convincentes.
  • Tente/use depoimentos onde os clientes discutem diretamente os benefícios de superar as preocupações que você sabe que seus clientes tem.

2. Aproveite a personalidade, o visual e o vídeo para criar a conexão humana

A maior ausência no digital é a presença humana. É por isso que as pessoas estão mais isoladas hoje e sofrem de solidão, apesar de sermos a época mais “conectada” da história da humanidade.

A típica experiência comercial que muitas marcas oferecem carece de conexão e do elemento humano. Algumas marcas conseguem se sair bem e as pessoas as amam por isso.

A Taco Bell, uma empresa dos EUA, por exemplo, tem uma personalidade muito atrevida e divertida no Twitter. Seus tweets são de pura personalidade, e eles nem precisam de gráficos extravagantes ou conceitos complicados para causar impacto.

Dicas para humanizar sua marca e se conectar com seu público

  • Crie uma personalidade de marca e seja fiel a ela.
  • Use humor, sagacidade e inspiração.
  • Você pode usar o vídeo para simular interações face a face com o suporte de produtos como a Tagove, que permite oferecer assistência de vídeo ao vivo para os clientes, ou o Periscope, que permite publicar facilmente um vídeo ao vivo no Twitter.
  • Torne-se real em vídeo para se conectar com seu público. Há muitas coisas diferentes que você pode fazer em vídeo: entrevistas com especialistas/celebridades, entretenimento, notícias, suporte ao produto, etc.

3. Faça da compra/registro algo simples

O período de oito segundos de atenção é agora um conceito popular. Em 2015, uma agência de mídia canadense realizou uma pesquisa que revelou que as pessoas agora têm menos tempo de atenção que um peixinho dourado!

Quantas vezes você verifica seu smartphone a cada hora? Mesmo quando você está no seu smartphone, quantas vezes você é interrompido por notificações?

Estamos em um mundo onde milhões de linhas de informação estão constantemente buscando nossa atenção. Em tal mundo, é criminoso esperar que seu público lhe dê mais de 8 segundos de atenção.

Crie formulários de inscrição que sejam curtos, menos verbosos e não-exigentes. Quanto menos campos e obstáculos seu público enfrentar, maior a probabilidade de concluir uma compra.

Lembre-se, mais campos = mais esforço = mais desistências e carros abandonados.

Se existirem opções, torne fácil marcar e seguir as próximas etapas. Um fundo escuro também pode ajudar a evidenciar as informações do formulário.

Dicas para simplificar o processo de integração/compra

  • Peça apenas um endereço de e-mail e mais 2-3 campos que sejam absolutamente necessários. Você pode adicionar mais campos após a compra ou registro/torná-los opcionais.
  • Gere automaticamente nomes de usuário, senhas, detalhes de pagamento e tudo o que você puder gerenciar com segurança.
  • Certifique-se de que você tenha suporte técnico, de modo que seus tempos de carga/resposta não testem a paciência dos clientes em potencial.

4. Seja minimalista com projetos de conteúdo/página da web

Um experimento, conduzido pelo MECLabs, mostrou um aumento de 681% nas taxas conversão ao alternar para um layout de coluna única a partir de um layout de coluna dupla.

Todos os designs futuristas imaginados até agora têm sido minimalistas e é para isso que estamos nos dirigindo.

“O óbvio sempre vence”. – Luke Wroblewski

Em geral, sua regra de conteúdo em páginas da web e em outros formatos deve ser minimalista. Diga apenas o que você precisa e não se concentre em muitos elementos em um só lugar.

Muitas ferramentas SaaS passam semanas testando técnicas de copywriting nas suas homepages, mexendo em cada botão e menu, decidindo sobre a versão mais simples para trabalhar o máximo possível.

Por exemplo, a ferramenta de análise de tráfego QuickSprout solicita apenas uma informação (o URL do seu site) em troca de uma oferta única e valiosa (um relatório de análise).

Dicas para aumentar as taxas de conversão de conteúdo/páginas da Web com o minimalismo

  • Aplique o KISS (Keep It Simple Silly). Qualquer coisa que não faça parte diretamente do funil de conversão e complica o processo é dispensável.
  • Ao escrever conteúdo, siga a mensagem principal e garanta que o rascunho final seja visualmente atraente e legível. Use imagens sempre que possível.
  • Use teste A/B para tudo: cores, fontes e conteúdo incluídos.

5. Configure um formulário de captura de lead testado A/B

Para salvar os visitantes que estão saindo do seu site, você pode criar um sistema para conseguir capturar pelo menos o endereço de e-mail antes que eles desapareçam para sempre.

Os formulários de captura de leads são complicados, pois podem ser considerados irritantes, se não forem implementados corretamente.

Formulários de captura de leads bem-sucedidos têm uma forte vantagem, a oferta perfeita de um compromisso pequeno e, possivelmente, um redirecionamento eficaz que leva ao seu produto principal.

Dicas para criar um formulário de captura de leads

  • Capture um lead com uma mensagem curta, sem vendas e atraente. Considere a antipatia do seu público por interrupções não solicitadas ao criar esta mensagem.
  • Decida a oferta de compromisso mais valiosa que seu público terá prazer em adquirir. Por exemplo, se você é uma agência de marketing digital, pode oferecer uma auditoria de marca completa a um custo baixo ou um e-book gratuito em troca do endereço de e-mail do visitante.
  • Você pode até mesmo direcionar visitantes de um formulário genérico de lead para outro, desde que você otimize o caminho que o guia entre eles.

Em um mundo onde o ruído é comum e as pessoas lutam com a perspectiva de lidar com muitas opções, você precisa de conteúdo e designs minimalistas, mas poderosos, para aumentar as taxas de conversão.

Este post tem cinco das maneiras mais simples e básicas que você pode começar. Então, o que você está esperando? Mãos à obra!

Esse post foi escrito pela Supersonic. Uma empresa focada em Otimização de Conversão (CRO) que ajuda empresas a melhorarem seus sites para transformar visitantes em clientes.

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