Top

Como aumentar as vendas online com 5 medidas práticas

como aumentar vendas online

Como aumentar as vendas online com 5 medidas práticas

Empresas que desejam saber como aumentar vendas online devem saber que captar leads é o primeiro passo para o sucesso, mas o grande desafio ainda é fazer com que eles comprem de você.

Por isso, separamos algumas ações essenciais durante todo o processo de vendas online: desde a definição das personas até o follow-up mais adequado à nova realidade dos consumidores.

Preparado para vender mais?

Como aumentar vendas online em 5 passos

1- Definir as buyer personas

Saber quem é seu cliente ideal é fundamental não só para a etapa de vendas, mas para toda a estratégia de negócio. Afinal, você precisa saber para quem quer vender e quem quer comprar seu produto ou serviço.

Existem pelo menos três razões para que você defina a Buyer Persona ideal do seu negócio: segmentação de mercado, alcance rápido do Product Market Fit, e priorização de leads.

  1. Segmentação de mercado: criar uma buyer persona acelera o aprendizado sobre o mercado e ajuda em toda a estratégia de marketing e vendas que se seguirá.
  2.  Product Market Fit: definindo as buyer personas fica mais fácil e rápido ajustar o produto ao mercado, o que é essencial para ganhar tração e aumentar o número de clientes.
  3. Priorização de leads: logo que uma empresa ganha escala, ela precisa priorizar certos leads para manter a efetividade do time de vendas. Com uma Buyer Persona bem definida, você saberá qual o perfil de cliente ideal para atingir e crescer com velocidade.

Sabendo quem é sua persona, estimule o time de marketing e vendas a pesquisar e abordar novos clientes ativamente, como em mídias sociais (principalmente LinkedIn quando se trata de negócios B2B) e por meio de e-mail marketing.

2- Usar bem o inbound marketing para atrair o público certo

Caso você não saiba, o inbound marketing é um conjunto de práticas adotadas por empresas com um objetivo final: ser encontrado pelos consumidores, educá-los, e vender um produto ou solução para eles. E esta é uma das mais usadas maneiras de como aumentar vendas online.

Isso acontece principalmente por meio da geração de conteúdo interessante, inédito, e útil a esse público.

Diferente do marketing interruptivo, o inbound faz parte da vertente permissiva, bem diferente do marketing em massa, com outdoors, anúncios em revistas, e etc. Empresas que utilizam bem o inbound conseguem conquistar a confiança dos usuários sem “roubar” o tempo deles com anúncios desnecessários, mas construindo um diálogo e estabelecendo uma relação mais próxima de parceria.

O diálogo geralmente começa com conteúdo: blog posts, white papers, webinars, e-books e por aí vai.

Em suma, o primeiro passo é ser descoberto, o que nos leva à necessidade de produção de um bom conteúdo. Depois, você precisa captar alguma informação de contato desse potencial cliente, como telefone e e-mail.

No inbound, a moeda de troca por dados pessoais é um conteúdo de qualidade, já que o usuário só vai aceitar fornecer esse tipo de informação se obtiver algo de valor em troca. Com o tempo, a entrega de conteúdo cada vez mais aprofundado sobre o tema vai tornar a empresa referência no assunto, o que cria um laço de confiança e credibilidade maior com o público-alvo.

Esses leads gerados pelo inbound marketing precisam ser nutridos com conteúdo e qualificados conforme se tornam mais propensos a comprar da sua empresa. A propósito, esse trabalho de segmentação é uma das premissas do inbound.

3- Evitar o churn na venda

A taxa de churn (de rejeição ou de cancelamento) é a porcentagem de clientes que param de utilizar o serviço de uma empresa em um período de tempo determinado. Por conta disso, essa métrica é geralmente utilizada por empresas SaaS (Software as a Service) para avaliar como está a retenção de clientes e para projetar o crescimento com maior confiabilidade.

Imagine encher um balde de água furado. Você precisa continuar colocando água para enchê-lo, mas se parar, logo esvazia. No caso de vendas, a água são os clientes e o número de furos seria a taxa de churn, ou seja, os clientes que rejeitaram o serviço.

Dessa forma é mais fácil evitar os furos (promover a redução de churn) do que colocar clientes que continuam saindo por eles. Para isso, sua empresa precisará saber como aumentar vendas online com calma, fazendo a qualificação de leads antes de escalar o volume de vendas.

Em seguida, deve investir no resultado percebido pelo cliente com ajuda do Customer Success. Isso significa garantir que o cliente tenha o benefício esperado quando contratou seu serviço.

4- Melhorar sua proposta comercial

Não comece falando do produto! Mas não é uma proposta comercial? É, mas exatamente por isso você deve começar a falar do problema relatado pelo cliente, ou seja, mostrar que você tem a solução perfeita para acabar com a “dor” de negócio dele.

Até chegar nesse estágio, você provavelmente já conversou com ele sobre desafios, a realidade do prospect e também dos concorrentes. Ser entendido por você é o que fará com que o cliente continue lendo o resto do documento.

Outra dica no envio da proposta comercial é inserir uma surpresa, como um dado (com referências) que você ainda não tenha mencionado, como um post ou e-book sobre o tema, por exemplo.

O importante é agregar valor e fugir daquelas propostas imensas padrão de grande parte das empresas de SaaS.

5- Fazer o follow-up correto e vender mais

Não tem como aumentar vendas online sem fazer o acompanhamento de seus clientes. A principal regra de um follow-up de vendas é agregar valor a cada conversa e interação que tiver com eles.

Como os consumidores têm cada vez mais opção, agregar valor a cada etapa da venda é o que vai diferenciar sua empresa de todas as outras. Lembre-se também de que as vendas estão se tornando cada vez mais consultivas. Portanto, esqueça o produto ou serviço, trate seu cliente (mesmo que seja uma empresa) como um ser humano e ouça o que ele tem a dizer.

Para entender como aumentar vendas online é preciso saber também diferenciar as estratégias de B2B e B2C. Nas dicas acima, os tópicos referente a follow-up e proposta comercial são mais indicados para vendas B2B ou vendas B2C de grande valor, como imóveis, carros e outros bens.

Quanto aos demais, são todos excelentes maneiras de como aumentar vendas na internet, se para negócios B2B ou B2C.

Este post foi escrito pela equipe da Meetime, um software de inside sales criado para simplificar o processo de vendas e auxiliar sua equipe comercial a ter melhores resultados.

Sem comentários

Comentar