Top

Aprenda como criar logo para blog perfeito

como criar logo para blog

Aprenda como criar logo para blog perfeito

Uma ideia superbacana na cabeça, muitos assuntos e temas para divulgar e vontade de criar seu próprio blog.

Mas não adianta ter um monte de posts legais e saber quais os assuntos mais procurados na internet se a identidade visual do seu blog não for tão interessante e atrativa quanto os textos.

Não tenha dúvidas: as imagens são importantíssimas, quando se trata de marketing online.

E um dos principais elementos de uma boa identidade visual é a criação do logotipo.

Quer saber como criar o logo para blog que você precisa? Acompanhe nosso postagem e descubra!

Como criar logo para blog em 7 passos

Para conseguir a otimização das conversões de seu blog, isto é: fazer com que o maior número de visitantes assinem sua newsletter ou baixem um e-book, a criação do logo é um passo importante.

Veja como fazer isso:

1- Defina sua oferta de valo

O que seu blog oferece ao público que o faz se interessar por ele?

Defina claramente em uma frase o que seu blog traz de benefícios para quem o lê, isso o ajudará a pensar quais elementos devem fazer parte de seu logo.

Não tem como ganhar dinheiro com um blog – se este for seu objetivo – se você não souber o que faz as pessoas gostarem dele.

Por exemplo: um blog de esportes pode beneficiar seus leitores com as “últimas notícias e dicas de que eventos esportivos vão rolar”.

Um blog de moda, pode ter uma proposta de valor focada em “últimos lançamentos das grifes de luxo”, enquanto outro mastra “ofertas de lugares onde comprar roupas legais e baratas”.

Sem definir sua proposta de valor, não tem como criar logo para blog.

2- Público-alvo

Com quem seu blog fala?

No caso dos exemplos citados, os público poderiam ser:

Blog de esportes: Homens entre 12 e 45 anos, de todo o Brasil que se interessam principalmente por futebol, vôlei e basquete, das classes B e C.

Blog de moda de luxo: Mulheres entre 15 e 35 anos que curtem estar sempre na moda e são da classe A, em qualquer parte do Brasil.

Blog de ofertas de roupas legais: Mulheres entre 15 e 45 anos que gostariam de estar sempre na moda, mas têm uma renda menor, são das classes B e C, de qaulquer região do Brasil.

Porque isso influencia em como criar logo para blog? Dependendo do seu público-alvo, a linguagem usada e até eventuais anúncios que você colocar serão adequados a esse público e seu logo para blog deve retratar esse psicioaento.

3- Personas

Para facilitar o trabalho de entender melhor seu público-alvo ao fazer um logotipo, você pode criar personas, que são representações fictícias das pessoas que frequentam seu blog e como elas se comportam.

Por exemplo, no caso do blog de luxo a persona poderia ser descrita assim:

Patricinha de Moraes estuda publicidade e propaganda na ESPM, viaja todo ano para a Europa ou Estados Unidos, estudou em um colégio particular caríssimo e nunca repete um vestido. Mora no bairro mais nobre de sua cidade e anda de carro importado blindado, que o pai deu para ela quando fez 18 anos.

Entendeu como criar logo para blog com uma personagem dessas na cabeça vai deixar muito mais fácil de escolher as cores, tipos de letras e formas?

É isso que vamos ver a seguir.

4- Cores para logotipos

As cores expressam significados que afetam a nossa maneira de interpretar as coisas.

O logo do McDonald’s, por exemplo, tem cores vivas e chamativas, indicando que é um lugar mais popular, para se matar a fome rapidamente.

Já o logo do Outback é mais artesanal, com cores que lembram os tons do sertão australiano, tons de terra e saibro e um vermelho menos intenso, puxando para o marrom mesmo.

Isso mostra um posicionamento completamente diferente.

Quer saber como criar logo para blog? Estude a psicologia das cores!  

5- Formas

A regra básica é a seguinte: formas mai arredondadas transmitem suavidade e harmonia, enquanto formas pontiagudas, são mais arrojadas e dinâmicas.

Um logo com uma estrela geralmente se refere a algo mais incrível, não é mesmo?

Já um logo oval, costuma se referir a marcas mais tradicionais, como é o caso da Ford, por exemplo.

6- Tipos de letras

Também conhecidas como tipografias, as formas das letras para a marca da empresa dizem muito sobre ela.

E não há como criar logo para blog sem pensar nas letras que farão parte dele.

Veja algumas dicas:

Itálicas: letras inclinadas passam a ideia de movimento e velocidade

Serifadas: letras com pequenos arremates nas extremidades dos traços, semelhantes a letras romanas, transmitem tradição e confiança.

Letras bold: são letras de espessura mais grossa, que costumam se relacionar com estabilidade e solidez.

Letras light: com traços finos, representam qualidade técnica e precisão.

7- Harmonize todos esses elementos

Por fim, com todos esses fatores em mente, chegou a hora de unir formas, letras e cores para criar a representação visual de seu blog de forma que encante seu público-alvo, representado pela persona, e transita sua proposta de valor.

O ideal é contar com um profissional de design para isso, como freelancers, que costuma ter um preço mais em conta.

Este artigo foi escrito pela equipe da We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina e uma das pioneiras no Brasil.

Sem comentários

Comentar