Top

8 dicas matadoras de como criar um nome para blog perfeito

como criar nome para blog perfeito

8 dicas matadoras de como criar um nome para blog perfeito

Você já pensou em tudo: cores, layout, os tipos de conteúdos, categorias, imagens… e aí vem uma dúvida que te deixa encucado: “E o nome, como criar nome para blog?”.

Todos nós sabemos da importância de um nome, que a escolha de um nome bom ou ruim pode ser um dos fatores determinantes entre o sucesso ou fracasso de um produto, empresa e até de uma pessoa. Em todos estes casos, obviamente não é a única coisa que pesa, mas ter um bom nome para blog pessoal ou profissional pode ajudar significativamente para os resultados (sejam positivos ou negativos).

Apesar de algumas raras pessoas terem um dom natural para escolhas de nomes, muitos acham que esta é uma das tarefas mais difíceis na hora de criar seu produto ou empresa. O objetivo deste artigo é passar dicas para lhe ajudar nesta tarefa, permitindo criar um blog com um nome bacana e que te ajude a tirar de vez a dúvida de como criar nome para blog de forma impecável!

 1 – Escolha o nome do blog relacionado a seu tema ou atividade

Como você está iniciando um blog, provavelmente já tem definido os principais assuntos que este blog pretende tratar, certo? Mesmo que estes assuntos não estejam 100% fechados (o que é natural, pois ainda está planejando o mesmo), você tem a macro visão de quais serão estes assuntos e esta informação é crucial para a escolha do nome do seu blog.

A etapa inicial da criação de um nome para blog é fazer uma lista de todas as palavras relacionadas ao seu ramo de atuação. Tente também juntar algumas destas palavras para ver se algo pode “soar” bem aos ouvidos.

Faça isto combinando diversas palavras, em diferentes ordens.

Caso sua lista seja muito grande, tente separar aquelas que normalmente todo mundo usa para referenciar o seu assunto e ranqueie as mesmas de acordo com a sua preferência.

Caso seu problema seja o oposto, você pode pesquisar palavras chaves utilizando o planejador de palavras chaves do Google Adwords, Google Insights e o Ubersuggest, todos lhes dão uma lista de sugestões de termos relacionados ao seu ramo de atuação baseados nas buscas realizadas na internet. Teremos um artigo para tratar exclusivamente disto, pois é um tema bem longo (não necessariamente complexo).

O fato é que ter um blog com uma palavra relevante no seu nome (domínio) pode ajudar significativamente para um bom posicionamento nos buscadores (Google, Yahoo, etc) e consequentemente, favorecer no tráfego orgânico de seu blog.

Abaixo alguns exemplos de como criar nome para blog com boas palavras chaves:

  • Blog de Casamento:

            Principais palavras chaves:

Casamento, Noivas, Vestidos, Casar, Wedding, etc.

            Possíveis Nomes:

QueroCasar

MyWedding

CasamentosSA

  •  Blog de Receitas:Principais palavras chaves:

    Receitas, Comida, Cozinhar, etc.

     Possíveis Nomes:

    Receitas da Carminha

    Cozinhando com os Amigos

    Cozinha Minuto

2 – Crie um nome que tenha um conceito bem definido

A primeira dica que passamos trata muito da questão de nomes amigáveis aos buscadores (nomes de blog SEO Friendly), pois se baseia no conceito de palavras chaves incorporadas ao nome final, que como dito, ajuda no posicionamento do site. Contudo, ter um nome SEO Friendly não é tudo, pois um bom nome precisa ter um conceito associado.

Mas como criar nome para blog perfeito, que junte conceito e seja SEO Friendly?

Crie seu nome pensando em conceitos, pois isto favorece o posicionamento de sua marca no mercado. Quando se pensa em branding apenas, a questão de palavras chaves acaba ficando em segundo plano. Contudo o ideal é que se tenha uma marca com um conceito forte e palavras chaves relacionadas.

O site e ferramenta online CriarteBlogs é um bom exemplo de como pode-se criar um conceito bacana e utilizar palavras chaves.

Note que existem três palavras relacionadas, onde duas delas (Criar Blogs) são fortes palavras chaves em termos de SEO e uma é conceitualmente relevante (Arte).

Ao juntar as três palavras formou-se alguns conceitos bacanas, vamos analisar um pouco estes conceitos.

CriarteBlogs = Criar + Arte + Blogs

Conceitos formados:

Arte de criar blogs;

– Criar Blogs com arte;

– “Criar-te Blogs” que poder significar “crie um blog pra você” ou “serve para criar blogs”

Entre outros conceitos que podem ser extrapolados tendo um pouco de criatividade.

Este é apenas um exemplo real que serve para ilustrar que é possível associar branding a palavras chaves e isto tem um grande benefício em ambos os lados.

3 – Pesquise se o domínio está disponível

Ter um domínio próprio é fundamental para o sucesso de seu blog. Antes de chegar a conclusão do nome ideal, pesquise se o domínio está disponível para compra. O comportamento comum de quando as pessoas lembrarem de seu blog certamente vai ser digitar o nome do mesmo nos buscadores e esperar que o primeiro resultado de uma busca tão direta seja o seu próprio site.

Ao criar abreviações ou domínios diferentes dos nomes que estão em sua marca, perde-se este grande benefício, além de dar um grande trabalho ao visitante que realmente quer localizar seu blog.

Quando for pesquisar se o domínio está disponivel, dê preferencia a domínios “.com” ou “.com.br”, que são mais fáceis de lembrar e já estão bem disseminados. Se possível, registre ambos!

Ter um domínio próprio permite que você remova o termo “www.blogspot.com/seublog” ou “www.blogger.com/seublog” e até mesmo o www.criarteblogs.com/seublog de nossa ferramenta.

Este tipo de domínio é chamado de subdomínio, o que indica que o seu blog faz parte do domínio principal. Ao criar seu próprio domínio, você ganha em independência e os buscadores passam a vê-lo como um blog que quer ter seus próprios resultados.

A nossa ferramenta (www.criarteblogs.com.br) permite que você tenha um domínio próprio e que pode ser facilmente configurado. Solicite uma ajuda ao suporte e mapeie seu domínio para o blog criado aqui.
Dica, para pesquisar se um domínio está disponível ou não, utilize o Godaddy, contudo, para registrar domínios “.com.br” prefira o site www.registro.br, pois fica mais fácil de administrar e a resolução de DNS é feita nos servidores brasileiros (deixando seu site mais rápido).

4 – Escolha um nome para blog fácil de memorizar

A memorização deve ser um fator relevante para quem pensa em como criar um nome para o blog perfeito. Ideal é que você tente escolher um nome simples e de fácil lembrança, pois ajuda aos seus visitantes a voltarem no mesmo ou repassarem o nome no tradicional “boca-a-boca”.

Muitos defendem a tese de criar nomes curtos para seu blog, porém entre um nome curto difícil de memorizar e um mais longo e bem fácil, prefira o longo.

5 – Escolha nomes fáceis de pronunciar e escrever

Tão importante quanto a memorização do nome é a facilidade que se tem ao dizer o nome do seu blog.

Imagine você ou seu atendente tendo que soletrar o nome de seu blog todas as vezes que você tiver que apresentar o mesmo a uma nova pessoa. Ou ainda, você em uma palestra e falar o nome e ninguém entender ou anotarem errado.

Um exemplo de um péssimo domínio é www.excecoesexpressivas.com  . Será difícil alguém encontrar este domínio.

Em resumo, são coisas que podem ser evitadas na concepção de seu blog e que deve-se tomar os devidos cuidados para evitar embaraços.

Escolha termos simples para batizar o seu blog.

6 – Tenha cuidado com as combinações de palavras

A má escolha do nome do blog também pode levar a situações engraçadas.
Quando você for criar um nome para seu blog deve-se lembrar de que o mesmo não utiliza espaços entre as palavras e que a junção das palavras pode trazer um resultado negativo ou, pelo menos, muito estranho.

Um exemplo real é um site há um site chamado Dicas Express.

Este parece um bom nome, semanticamente legal, porém o problema é que ao registrar o domínio www.dicasexpress.com pode-se encontrar as seguintes palavras “Dica Sex Press”, o que provavelmente não é o tema do blog.

Pior ainda: há empresas que utilizam filtros para evitar que seus funcionários acessem conteúdo adulto.

Um domínio assim pode facilmente cair na lista de bloqueios, devido ao termo “sex” que se forma no domínio.

Enfim, na hora de criar um nome para seu blog tente retirar os espaços das palavras para ver se algo “soa mal”.

7 – Evite dar seu nome ao blog pessoal – a não ser que você seja famoso ou queira se tornar

Colocar o seu nome próprio em seu blog não costuma ser uma boa ideia. Imaginem que eu rebatizasse o Gerenciando Blog de “Blog do Laércio”. Com um nome assim, dificilmente as pessoas o associaram a dicas para quem tem um blog.

Só é uma boa ideia batizar um blog com o seu próprio nome nos casos de blogs pessoais, onde geralmente o autor já é famoso ou tem planos de ser! Por exemplo, o blog do consultor de marketing Pedro Renan tem como objetivo divulgar conhecimentos ricos de marketing a fim de trazer público interessado em sua consultoria.

Em geral, é melhor que o blog tenha um nome que defina o que ele é ao invés de associá-lo ao autor, principalmente se for um blog empresarial.

8 – Seja criativo

Ao escolher um nome para o seu blog, seja criativo e procure fugir de escolhas óbvias.

Às vezes, um nome diferente simplesmente “cola” e pode ajudar a aumentar a popularidade do seu blog.

É o mesmo que ocorre com o nome de marcas e produtos.

Há aqueles nomes que são tão bons (seja por uma cuidadosa escolha ou simplesmente por sorte) que nunca saem de nossa cabeça. Se você conseguir criar um nome assim, parabéns!

Um exemplo prático é o Google, que nos países de língua inglesa o termo “Google” virou verbo. Agora ao invés usar a expressão “buscar na internet” as pessoas passaram a usar “Googlar” ou “Google it” e ambos se referem a ação de efetuar uma consulta na internet.

Obviamente o Google investiu milhões em branding, mas com um pouco de criatividade e sorte você conseguirá um resultado bacana, pelo menos para seu público, que é o que importa.

Em resumo: como criar um nome para blog inesquecível?

Escolher um bom nome para seu blog não é uma tarefa simples e precisa de grande cuidado. A decisão impactará toda a vida do seu blog, bem como ser um fator importante (talvez até determinante) de sucesso do mesmo.

Esse é o primeiro passo, em seguida você deve se preocupar em qual modelo de blog escolher, melhor site online para criar seu blog e como começar a promover seu conteúdo!

Espero que as dicas listadas aqui lhe ajudem nesta difícil tarefa, pois nosso foco foi alerta-lo sobre algumas questões que envolvem a criação de um nome.

Se você tem outras dicas para facilitar a tarefa de como escolher um bom nome para blog, compartilhe-as deixando um comentário!

Comentar