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Como escrever um artigo para blog: a fórmula completa e eficiente

Como escrever um artigo para blog

Como escrever um artigo para blog: a fórmula completa e eficiente

Como escrever um artigo para blog

Saiba como escrever um artigo para blog

Chegou o grande momento! Você já configurou todas as partes do seu blog, conseguiu hospedar para deixar ele online e agora precisa fazer conteúdos otimizados para atrair visitantes. É nesse momento que muitos donos de blogs ficam estagnados e não sabem como como escrever um artigo para blog. O famoso papel em branco que trava a criatividade é o que mais aterroriza os escritores de artigos.

Se você se identifica com essa situação e quer de uma vez por todas fugir desse bloqueio criativo, nós vamos compartilhar nesse post a fórmula completa e eficiente de como escrever um artigo para blog: desde o início com o planejamento até a melhor forma de concluir o seu post.

O Briefing é importante

Caso você seja o proprietário do blog e também redator fica mais fácil de escrever um artigo para o blog de acordo com o seu público e o planejamento com otimizações de SEO para seu conteúdo aparecer na primeira página do Google.

Acontece que muitas vezes você não é o único escritor do seu blog e às vezes a dificuldade está em passar seu conhecimento e informações para os redatores do blog, e portanto, você terá conteúdos que não expressam a essência do seu blog

Por isso antes do artigo existir você deve fazer um briefing descrevendo quem é o tipo de leitor (persona) que você vai fazer o conteúdo, qual etapa de compra o leitor está (aprendizado ou descoberta ou decisão) e quais palavras-chave você pretende ranquear com esse post.

Com isso o redator terá insumo suficiente para começar a planejar toda a estrutura do post, quais tópicos trabalhar e como será o direcionamento r do post. Mesmo sendo você mesmo que irá escrever um artigo, na hora de planejar a agenda de conteúdos vale a pena já deixar uma pequena nota ou resumo do que você pensou para o post. Isso pode te poupar bastante tempo lá na frente na hora de começar a produção dos posts.

Saiba também como promover seu blog para quem está começando do 0!

Planejamento

Por que fazer o planejamento estratégico da nossa empresa, e não fazer da nossa estratégia de conteúdos?

Muitos redatores erram ao pular essa etapa e começar a  escrever logo. Um bom planejamento é extremamente importante para não acontecer o famoso “branco”. Separar 30 minutos antes de escrever para planejar a contextualização do conteúdo, fontes, vídeos, imagens e outras informações que serão importantes para escrever um artigo de blog com profundidade e qualidade. Isso te poupará tempo na frente quando for criar o conteúdo, já que você terá toda a estrutura em mente.

Para começar o planejamento, você pode buscar artigos semelhantes do que você está escrevendo e pegar o que há de melhor em cada para criar um conteúdo ainda mais completo.

Outra dica é buscar conteúdos em inglês, como eles estão apostando nas estratégias de marketing de conteúdo a muito mais tempo que a gente aqui no Brasil, certamente você encontrará conteúdos ricos em informações para complementar a sua criação. Lembre-se que não é uma cópia, somente é para extrair algumas ideias de como você pode escrever um artigo para blog com mais qualidade.

Após ler esses conteúdos e escrever as melhores ideias para aplicar, outra dica importante é  criar o mapa mental (esqueleto) do seu conteúdo. Separe em tópicos o que você vai escrever e ligue esses tópicos a ideia principal do artigo. Uma boa ferramenta para fazer esse mapa mental é o Mindmeister.

Feito esses dois pontos você terá mais clareza em como escrever um artigo para blog e perderá menos tempo na execução.

Título: chame atenção em poucas palavras

Como todo mundo fala “a primeira impressão é a que fica”, e para escrever um artigo não é diferente. Muitos leitores decidem se vão ler ou não somente pelo título do post. O título é como se fosse uma vitrine, tem que ser bastante atrativo para a pessoa entrar na loja.

Para criar um título chamativo, nós separamos as melhores dicas para aplicar ao escrever o artigo do seu blog:

  • Crie senso de urgência. O leitor deve sentir que ele deve ler esse artigo assim que ver o título. Exemplo: Melhores dicas de email marketing que aumentará a sua conversão
  • Faça perguntas. Isso faz o leitor identificar mais com o conteúdo e querer ler. Exemplo: Você está fazendo email marketing corretamente? Quanto está vendendo por eles?
  • Crie listas. Dar uma ideia de  lista dá uma ideia de praticidade ao leitor, ou seja, ele vai ver que com informações práticas e rápidas ele consegue alcançar o seu objetivo final. Exemplo: 7 passos para atrair mais visitantes para seu blog

Uma forma de ser bem produtivo quando for criar títulos é escrever várias ideias sem julgar e depois escolher qual é o melhor título para seu artigo.

Facilite a leitura

No meio de tantas abas abertas no navegador, feeds de redes sociais, notificações do whatsapp ficamuito difícil manter a atenção do leitor no seu artigo. A verdade é que, devido a todas as distrações que temos na internet, a maior parte dos usuários costuma passar o olho no artigo antes de se aprofundar. Se os tópicos e a estrutura parecem interessantes, damos continuidade, se não, fechamos a aba do navegador e seguimos nossa vida na internet

Facilitar a leitura é extremamente importante para manter o leitor no seu blog. Para isso, aqui vão algumas dicas:

  • Tenha coerência no conteúdo com início meio e fim.
  • Faça uma introdução que chame atenção
  • Não deixe os parágrafos muito grandes (3 a 4 linhas no máximo)
  • Deixe em negrito pontos importantes (cuidado para não exagerar)
  • Divida o conteúdo entre subtítulos (uma ideia é usar os tópicos que você fez no planejamento). Uma outra forma de deixar o texto menos denso é colocar imagens no artigo no início ou então entre os subtítulos.

Ao final, tenha um senso crítico e se pergunte: Esse texto me chamaria atenção? Isso pode ajudar bastante também para fazer um conteúdo rico e com ótima leitura para o usuário

Termine com um CTA

Lembre-se de finalizar o seu texto com uma CTA (call-to-action), que é uma chamada para o leitor realizar uma ação dentro do seu blog ou site. É muito importante ter um CTA chamativo e que mantenha o usuário engajando no  funil de marketing digital.

Você pode colocar um link de um e-book, para solicitar uma demonstração do seu software, para um curso que você vende, para entrar em contato com sua equipe de vendas, etc. É importante o CTA estar relacionado ao assunto do post e também com a etapa da trajetória de compra que seu artigo está.

Por exemplo, se seu site vende artigos para cachorros e seu conteúdo fala de como adestrar o seu pet nos primeiros meses de vida, não faria sentido ter um anúncio para ração de cachorros adultos, não é mesmo?

Vamos escrever?

Agora que você sabe como escrever um artigo para blog evitará o famoso medo da “folha em branco”. Crie uma rotina e estabeleça as etapas como um processo mesmo. Todas essas etapas fazem parte de estrutura que vai te ajudar a escrever um artigo para o blog com qualidade e lembre-se que o planejamento nunca será uma perda de tempo.

Caso não tenha blog ainda e não saiba o que escrever, nós separamos algumas inspirações no artigo 6 ideias para começar um blog DO ZERO para você começar logo um blog e ganhar dinheiro na internet.

E se você é um bom escritor, mas não sabe como criar um blog personalizado, pode contar com a Criarte para ajudar com o Layout, processo de instalação, configuração e personalização do seu blog.

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