Checklist SEO: como fazer meu blog aparecer na pesquisa do Google

Quando falamos de SEO, estamos falando de como fazer seu blog aparecer no Google, principalmente nos primeiros resultados! Garantir uma boa posição nos resultados de busca do Google não só traz um bom volume de tráfego gratuitamente, mas também aumenta muito a percepção de relevância de seu canal de conteúdo para os leitores.

Mas quais são os cuidados que você deve tomar ao redigir seus artigos para que seu blog decole em audiência? Neste post preparamos um Checklist SEO para ajudá-lo a superar todos os desafios que se apresentam na árdua tarefa de fazer um blog aparecer na primeira página do Google!

O que é SEO?

Antes de falarmos sobre os principais elementos que contribuem para o aumento do tráfego orgânico e que podem ser ajustados em artigos de um blog, vale a pena retomarmos o significado de SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para ferramentas de busca, como o Google, Bing, Yahoo. O conceito inclui uma série de estratégias para garantir o bom posicionamento de um site na página de resultados quando alguém fizer uma busca por determinada palavra-chave.

Para entender melhor, pense que os mecanismos de busca desejam entregar o melhor resultado para seus usuários. Por isso, criam algorítimos capazes de identificar o conteúdo com melhor qualidade, tanto em texto quanto em imagens. O checklist que apresentamos neste post indica alguns dos fatores que esses algorítimos levam em consideração.

Checklist SEO: aprenda na prática como fazer seu blog aparecer no Google

Ao escrever um post para seu blog, garanta que passou pelas etapas abaixo. Elas são fundamentais para garantir um bom posicionamento nas pesquisas do Google.

  • Defina a palavra-chave foco. Escolha a palavra-chave que irá trabalhar em seu artigo com base no que é relevante para o seu público. Para ajudar, utilize ferramentas como o Google Keyword Planner. Vale a pena tomar um pouco mais de tempo nessa etapa e garantir que a escolha da palavra chave seja certeira para atingir seu público. Dica: tente usar sempre palavras-chaves mais longas, elas possuem menor concorrência e vão dar mais chance para seu conteúdo rankear!
  • Utilize a palavra-chave no início do título. Defina um título atrativo para seu post, que deve ter no máximo 67 caracteres. Não deixe de tentar colocar a palavra-chave no início dele.
  • Crie uma URL curta e informativa. A URL (link) de seu post deve ser curta e expressar a ideia principal do conteúdo. É claro, sua palavra-chave também deve estar nela.
  • Capriche na meta descrição. Meta descrição é o texto explicativo que aparece abaixo do título em um resultado de busca no Google. Garanta que ela seja atrativa o suficiente para que quem realiza a pesquisa queira clicar em seu blog. Dica: faça uma busca no Google para ver como os concorrentes estão trabalhando a argumentação para a palavra-chave escolhida.
  • Otimize e coloque Alt Texts nas imagens. Para ter um post otimizado, a presença de imagens é muito importante. O tamanho delas deve ser otimizado para o formato web e você não deve se esquecer de colocar Alt Texts nelas – eles são os textos que aparecem quando uma imagem não carrega e também a forma como o Google “lê” o conteúdo delas.
  • Utilize títulos internos. Não faça um único bloco de texto: conteúdo na internet precisa ser escaneável e as ferramentas de busca levam isso em consideração. Utilize títulos internos em diferentes hierarquias (H1, H2, H3, etc) e não deixe de incluir sua palavra-chave neles.
  • Faça linkagem interna. Faça menção a outros conteúdos de seu blog linkando eles internamente dentro de seu post. Não deixe de colocar o link na palavra-chave para a qual que deseja rankear. Isso melhora SEO e também a navegação entre páginas.
  • Link sites externos relevantes. Links externos também são importantes, mas tome cuidado para direcionar seu leitor apenas para sites relevantes e com bom conteúdo.
  • Escolha as tags e categorias apropriadas. Muita gente não dá tanta importância para esses pontos, mas eles auxiliam o rankeamento de seu post e o enquadramento dele dentro da semântica da busca.
  • Escreva pelo menos 300 palavras. Não espere que um conteúdo curto seja considerado pelo Google o melhor a ser oferecido como resultado em uma busca. 300 palavras é o mínimo que você precisa escrever, mas o ideal é ficar acima de 500.
  • Crie um conteúdo excelente. Lembre-se que você está escrevendo para seu leitor, não para o Google. O conteúdo deve ser feito para aparecer na primeira página do Google, mas nunca construído em função disso apenas para gerar tráfego. Acima de tudo, seu conteúdo deve ser relevante, de qualidade e responder às perguntas de quem chegar ao seu blog.

 

Seu blog está otimizado para SEO?

Você deve ter percebido com este checklist que não é difícil otimizar artigos de seu blog para SEO. Mas não se esqueça: ‘como fazer seu blog aparecer no Google’ deve ser seu guia no planejamento de conteúdo do blog, pois essa poderá ser a principal fonte de tráfego gratuito!

Este não é um processo rápido e é possível que você leve algum tempo até começar a observar melhores resultados em tráfego orgânico. Por isso, não perca tempo e garanta que todo seu conteúdo esteja configurado para ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca agora mesmo!

Lembre-se que o conteúdo é Rei, mas a estrutura do site é a Rainha. Por isso, opte pela melhor plataforma online para criar seu blog de acordo com sua necessidade. Conte com a gente para escolher o modelo de layout para blog de acordo com seu objetivo.

Se você quiser também conhecer alguns modelos de posts que comprovadamente aumentam o tráfego orgânico, a CriarteBlogs recomenda o site do Neil Patel , um grande especialista em marketing digital.

E aí, acha que Google, blog e SEO tem tudo a ver? Nós também! Se ainda ficou alguma dúvida de como fazer seu blog aparecer na pesquisa do Google, deixe seu comentário abaixo. Vamos adorar responder!

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