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Como obter os dados para criação de sua Persona

Como obter os dados para criação de sua Persona

Como você já sabe, uma persona é uma representação fictícia de um perfil ideal de seu cliente, baseado em dados reais (não inventados).

O que você talvez não saiba e que é uma dúvida comum que as pessoas têm na hora de mapear uma persona é como conseguir informações reais de seu cliente ideal e nós vamos tratar deste assunto de forma a lhe ajudar nesta tarefa tão importante.

Para definir uma persona você pode usar duas abordagens básicas, que é a pesquisa direta e ou indireta e você é quem irá definir a melhor estratégia.

Pesquisa Direta

A pesquisa direta, como o nome sugere, se faz, principalmente, através da interação entre você / sua empresa com o seu cliente ou potencial cliente.

Na pesquisa direta você pode considerar como fonte de informação:

  • A pesquisa com seus Clientes
  • A pesquisa com seus Leads
  • A pesquisa Online
  • A pesquisa de Mercado

Este tipo de pesquisa é muito útil por já ter uma relação próxima com estas pessoas e elas já conhecem sua marca, facilitando o processo de captação de dados.

Pesquisa com seus clientes

Para fazer uma pesquisa com seus clientes você pode enviar um email com algumas perguntas, solicitar que o mesmo preencha uma pesquisa rápida ou até mesmo ligar para o mesmo e coletar algumas informações. No caso da pesquisa com clientes, você pode inclusive, analisar o perfil de seus clientes com os dados que já tem, direcionando a captura e deixando-a menos cansativa para ambos.

Pesquisa com seus Leads

Para pesquisa com seus leads, você pode enviar enviar emails solicitando as informações diretamente ou colocá-lo num fluxo automatizado oferecendo algum material rico que para baixar, precisa-se responder algumas perguntas.

A estratégia de colocar em um fluxo automatizado é uma das mais utilizadas e também podem ser aplicadas aos seus clientes, pois você está fornecendo uma informação útil e se colocar as perguntas em “doses homeopáticas” (este é o segredo), você irá cruzar as informações das diferentes páginas de captura e formar, através dos dados, o perfil ideal de sua persona.

Pesquisas Online

Este tipo de pesquisa é muito comum para quem está iniciando seu negócio/empreendimento, pois normalmente não se tem uma base de leads para interagir com os mesmos.

A estratégia base é similar a Pesquisa por Leads, onde se utiliza formulários com ou sem materiais ricos em troca das respostas num fluxo automatizado.

A grande diferença é o start, pois como não se tem leads, você precisa ir atrás dos mesmos.

Para isso, você terá que criar sua estratégia de captação, que vai desde material rico a um brinde literalmente, para quem responder sua pergunta.

Você define o formato e promove o material nas redes sociais e canais de sua preferência. Com eles, você conseguirá evoluir e capturar os dados necessários para mapeamento de sua persona.

A pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado sempre foi muito utilizada por empresas tradicionais, onde a ideia é “ir a campo” ou contratar alguém para ir e fazer as perguntas específicas a pessoas que você entende como público alvo e que precisa aprofundar o conhecimento para mapear sua persona.

Esta estratégia acaba sendo a mais cara e demorada, mas ainda assim é uma opção para que você conheça seu público e obtenha informações concretas sobre os mesmos, definindo assim seu perfil ideal de cliente.

Pesquisa Indireta

A pesquisa indireta é aquela que você não pergunta nada para as pessoas, mas você aprende observando o comportamento das mesmas.

Com a quantidade de informações disponibilizadas, a internet é a principal fonte para este fim, onde você pode utilizar as redes sociais e outras ferramentas, como o Google Analytics, para efetuar a coleta de dados.

No Facebook Insights por exemplo, você conseguirá levantar o sexo, idade, localização e muitas outras informações das pessoas que visitam sua página.

O Google Analytics também fornece informações similares das pessoas que visitam seu site.

O Linkedin, que é muito útil para coletar informações sobre o perfil profissional das pessoas. Por exemplo, se sua persona for um analista de sistemas, você pode procurar por diversos analistas de sistemas e verificar o que os mesmos têm em comum. Você pode procurar por vagas de emprego para este público e entender melhor as habilidades que eles têm.

Conclusão

Seja qual for a estratégia que você utilizar, você vai coletar as informações destas fontes e criar uma ficha (veja como em Documentar Corretamente sua Persona)  com todos estes dados e conseguirá entender a “cabeça” de sua persona, permitindo se colocar no lugar da mesma e responder questões como se fosse a própria pessoa.

Com os dados, você conseguirá direcionar sua produção de conteúdo e até mesmo melhorar seus produtos e serviços em função de tudo o que coletou. Quanto mais detalhada for sua persona, mais próxima você estará da mesma e isso só terá resultados positivos para seus negócios.

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