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Como organizar um blog: 6 estratégias práticas para aplicar em seu blog

Como organizar um blog

Como organizar um blog: 6 estratégias práticas para aplicar em seu blog

Hoje em dia só escrever bons conteúdos não irá manter os usuários ativos e interagindo com os seus artigos. No meio de tanta concorrência, devemos tentar outras ações para melhorar a usabilidade do nosso blog, além de divulgá-lo corretamente. Saber como organizar um blog é uma forma simples e eficaz para se diferenciar e converter mais.

Além disso, essa pode ser uma ótima estratégia para melhorar o rankeamento do seu blog e fazer ele aparecer no Google.

Separamos as melhores dicas para você saber como deixar seu blog organizado e melhorar a usabilidade dos usuários.

Estude os plugins e instale-os desde o início

Se você está criando um blog em WordPress, pode contar com dezenas de plugins para auxiliar o funcionamento do seu blog. Existem plugins tanto para otimização de imagens, melhorar tempo de carregamento, criar Quizz, fazer redirecionamento de URLs, otimização de SEO, para captação de e-mails e mais.

Aqui vão alguns que indicamos para iniciar seu blog:

  • W3C Super Cache: para salvar informações no cache do navegador e melhorar o tempo de carregamento da página
  • TinyPNG: para compactar imagens e diminuir seu peso nas páginas
  • Yoast SEO: para incluir as informações de SEO como Meta Título e Meta Descrição
  • Redirect 301: fazer redirecionamentos de URLs antigas ou erradas para as novas

Caso você seja administrador do blog, é bem fácil instalar esses plugins e começar a usá-los, só clicar no botão de instalação (estando logado no blog), que a plataforma já começará a instalação.

Imagens e Harmonização de Cores

Pode parecer uma dica simples, mas a verdade é que muitas empresas erram ao escolher um tema que harmonize as cores, tipografia e outros elementos com a identidade visual da empresa.

Manter essa coerência deixará a experiência do usuário mais agradável e deixará ainda mais claro a identidade do seu negócio.

É importante não escolher muitas cores no seu tema, no máximo 3 cores diferentes (que combinem) já é suficiente para deixar seu blog organizado. A dica é usar o site Paletton para usar cores que combinem. Basta escolher uma cor que ele mostra as combinações.

Outro fator importante é manter um padrão das imagens. Deixar imagens com qualidade e tamanhos diferentes, além de atrapalhar a usabilidade do usuário, mostrará um pouco de amadorismo.

Escolher qual o tamanho para cada tipo de imagem, como por exemplo, imagem de capa, imagem entre o texto do artigo, ajuda a organizar o blog. Após definir qual tamanho usar, edite sempre em um programa específico ou então no site Pixlr express.

E para manter a qualidade, você pode sempre buscar as imagens em um bando de imagens, podendo ser gratuito ou pago como o Unplash, Pixabay ou Shutterstock.

Categorias

Essa dica pode ser útil para quem está criando um blog do zero ou para quem já tem um blog com bastantes conteúdos.

Inserir categorias no blog ajuda os usuários que querem buscar conhecimento sobre um determinado assunto, já que ele pode navegar entre as categorias e ver os posts recentes.

Além disso, as categorias são importantes para o rankeamento do Google por dois motivos: primeiro cria-se uma organização na estrutura do blog, então o Google vai entender que existem temas macro e micro dentro do site e eles vão estar divididos em categorias.

O outro motivo é que reforça a palavra-chave principal relacionada a esse grupo de artigos, já que ela vai estar inserida na URL.

A dica é na hora de fazer um planejamento de conteúdos, determinar as categorias para que elas sejam inseridas desde o início do blog, assim evitar ter que fazer redirecionamentos de URLs no futuro. Vale lembrar que a escolha das categorias devem ser relacionadas com as palavras-chave que sua persona utiliza.

Por exemplo, se seu blog é sobre design, você pode criar uma categoria logo e incluir posts dentro dessa categoria como logo para restaurantes, identidade visual para uma empresa, etc.

Post relacionados

Agora que você já sabe como organizar um blog com as cores, imagens e categorias, colocar os posts relacionados no final do artigo será a cereja do bolo para manter os visitantes engajados e consumindo conteúdos um após o outro.

A nossa dica é mostrar os posts de acordo com a categoria que o usuário está lendo o artigo, como por exemplo, no texto identidade visual para uma empresa sugerir no final um post como escolher uma tipografia para sua empresa, ambos na categoria logo.

Produção de conteúdo

Nada é mais desanimador que não ter atualizações periódicas quando você gosta dos assuntos abordados em um blog. Os usuários estão esperando um novo conteúdo para aprender e não encontra nada de novo.

Mais frustrante ainda é quando na chamada do blog está escrito “posts novos todas às segundas e quinta” e você olha no dia e não tem nada além do último artigo.

Pode parecer bobo, mas não atualizar o blog ou prometer algo e não cumprir pode gerar frustração em seus leitores e acabar perdendo seguidores fieis.

Nós sabemos que vida de empreendedor é sempre corrida, por isso, a nossa dica é na hora de planejar quais conteúdos serão produzidos, fazer um calendário e separar um dia para escrever os artigos do blog.

As vezes alguns escrever um artigo para o blog pode ser mais complexo que outros, por isso, tente medir quanto tempo você demora escrever cada post e faça um média. Com isso você saberá organizar melhor o seu dia. Usar o Trello para distribuir as tarefas com as datas é uma excelente ferramenta para você planejar a execução desse cronograma.

Separe tempo para planejar e executar

Conseguimos abordar as principais ações para sua empresa saber como organizar um blog e manter seus clientes mais engajados e com uma experiência melhor.

Pode parecer simples, mas dedicar a essas estratégias é o que fará seu negócio se diferenciar dos concorrentes e gerar mais resultados. Ter uma assessoria para ajudar desde a instalação do seu blog com todos os plugins necessários instalados até disponibilizar opções de designs personalizados, te dará mais tempo para poder planejar e executar essas ações.

Você pode contar com a Criarte para te ajudar nas partes operacionais de começar um blog e dedicar tempo no seu negócio para gerar mais receita.

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