Top

Como promover blog para quem está começando do Z-E-R-O

como promover blog

Como promover blog para quem está começando do Z-E-R-O

Quando você possui um blog, seja corporativo ou pessoal, a produção de conteúdo deve ser sua atividade principal, tendo preocupação em fazer de cada post uma prova de como você é referência em seu setor. Apenas escrever, entretanto, não irá garantir que você chegue até seus leitores: é preciso pensar em como promover seu blog e distribuir seu conteúdo.

Para ajudar, a CriarteBlogs selecionou 5 formas efetivas e comprovadas de divulgação para bombar seu blog. Confira!

5 formas de promover um blog na internet

Antes de conhecer os métodos e estratégias efetivas para promover o seu blog, é preciso conhecer o público que deseja atingir. Procure entender como ele se informa, qual a linguagem com a qual se identifica e os horários em que fica online. Depois disso, teste as estratégias abaixo para descobrir as que apresentam melhores resultados.

1. Promovendo seu Blog nas Redes Sociais

Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest, Google+… Existem várias redes sociais em que você pode divulgar seu conteúdo com sucesso. Não se limite apenas aos perfis de seu blog, procure grupos, fóruns de discussão e influenciadores para compartilhar seus posts a fim de aumentar seu alcance.

E não se esqueça: não é necessário estar em todas as redes sociais, mas sim em todas aquelas em que seu público está presente com frequência!

2. Como promover seu blog através de SEO?

SEO, sigla para Search Engine Optmization, não é exatamente uma forma de divulgação, mas tem grande potencial de trazer público gratuito para seu blog. Termo em inglês para otimização para ferramentas de busca, SEO compreende as técnicas para melhor posicionamento do seu conteúdo em buscas de sites como o Google.

Com certeza esse deve ser um de seus focos em atração de audiência, por isso escrevemos outro post aqui no blog, com dicas de SEO para blogs, não deixe de ler.

3. Divugue em outros sites e blogs

Fazer parceria com outros sites e blogs de temas relacionados ao seu é outra estratégia muito eficiente de divulgar seu conteúdo. Isso pode acontecer em forma de guest posts com link para seu blog (o que ajuda também em SEO) e até mesmo com comentários seus em outras páginas. Esses outros canais de conteúdo também podem ajudar em sua divulgação compartilhando os artigos em suas redes sociais.

Faça uma lista dos 20 sites relevantes que você gostaria de promover seu blog e vá atrás de contatos com eles. À medida em que as parcerias se formalizarem, aumentará também sua visibilidade.

4. E-mail marketing

Não se esqueça de construir uma base de contatos a partir de seu blog, com inscrição para newsletter ou download de materiais gratuitos como ebooks. Essa lista de e-mails será altamente qualificada, uma vez que é formada por pessoas que efetivamente demonstraram interesse em seu conteúdo. O mailing perfeito para você enviar com frequência a seleção dos posts mais recentes de seu blog!

5. Publicidade

Citamos acima 4 formas gratuitas de divulgação para blog, mas sempre existe a possibilidade de pagar para atrair tráfego para seu blog e acelerar o crescimento da audiência. Você pode investir em links patrocinados no Google para as palavras-chave mais relevantes ou então impulsionar os posts em redes sociais como Facebook, LinkedIn ou Instagram. Com uma pequena verba por mês já é possível aumentar bastante o alcance!

Como promover um blog do zero?

Leu todas as nossas dicas, mas ainda está na etapa anterior planejando a criação de seu próprio canal de conteúdo? Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de ter um blog empresarial ou pessoal, não perca tempo pensando: esta é uma das formas mais efetivas e baratas de chegar a uma audiência de potenciais consumidores ou leitores.

Se tiver dúvidas sobre o processo e em qual melhor lugar para criar seu blog, a equipe da CriarteBlogs está pronta para ajudá-lo a entender como criar um blog de forma eficiente!


Você já testou outras estratégias para promover seu blog? Compartilhe aqui nos comentários com a gente.

3 Comentários

Comentar