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Como utilizar sua definição de Persona para Criação de Conteúdo

Como utilizar sua definição de Persona para Criação de Conteúdo

Criar o conteúdo adequado para sua persona é fundamental para o sucesso de suas ações de marketing, pois chamará a atenção de seu potencial cliente e o atrairá para seu funil de vendas.

Neste arrigo vamos explicar como você pode utilizar os dados detalhados de sua Persona para criar conteúdos relevantes para as mesmas e atraí-las para seu funil de vendas.

O conceito de persona você já conheceu na seção “Sua Persona” (perfil ideal de seu cliente) e como já sabe como Documentar Corretamente sua Persona e aqui você vai aprender como utilizar estas informações corretamente.

Vamos tomar como base a seguinte definição de persona que criamos nestes artigos:

“Maria Lucia, mulher,  43 anos, divorciada, 1 filho de 18 anos e uma filha de 7 anos, designer (MEI), fatura R$6000 mensais, mora na zona Norte do Rio e trabalha na Barra da Tijuca, gosta de sertanejo universitário, usa muito o twitter e facebook, está um pouco acima do peso e gosta de caminhar na Lagoa após levar sua filha na escola, tem muitos gastos com escola e transporte e precisa aumentar sua renda para manter seu estilo de vida, pois além de tudo está pagando seu apertamento”

Passo a passo de como sua Persona para Criação de conteúdo

Passo 1 – Validação

O primeiro passo consiste em entender a relação que tem entre seus produtos e serviços com a sua persona. Saber se você realmente pode ajudá-la a resolver um problema, se o seu serviço faz sentido para a mesma.

Provavelmente a resposta será “sim minha empresa poderá ajudá-la!”, pois sua persona é baseada em seu público alvo, seus clientes ou leads através de dados reais e relevantes para sua empresa.

Passo 2 – Entendendo sua persona

Uma vez que já identificou sua persona e validou que seu produto ou serviço faz sentido para a mesma, você poderá entender melhor sua persona através dos dados levantados e poderá se colocar no lugar da persona identificando suas necessidades e o que a impede de fazer negócio com sua empresa, adquirindo seus produtos e serviços.

Nesta etapa você conseguirá levantar as “dores” de sua persona e dizer que tem solução e como você pode ajudá-la a solucionar.

Vamos supor que sua empresa seja focada na área de Produtos Naturais. Baseado na definição de persona, você poderia levantar as seguintes dores e objeções:

  • Não gosto de produtos naturais
  • Produtos naturais são caros
  • Produtos naturais tem gosto ruim
  • Não sei onde encontrar e por isso não compro
  • Não conheço esta marca
  • Se for uma loja virtual:
  • Esta loja não é confiável
  • Entregam em quanto tempo?
  • Quais as formas de pagamento?

Enfim, você pode levantar uma lista com todas ou pelo menos boa parte das objeções e começar a criar conteúdo com o intuito de passar tais informações a sua audiência, pois todas elas impedem sua persona de adquirir seu produto ou serviço e você precisa trabalhar isso.

Passo 3 – Criando Conteúdo

Nesta etapa você vai olhar para cada uma das dúvidas, objeções e problemas que sua persona tem e vai começar a produzir materiais para cada uma delas.

Em sua estratégia você deve considerar tratar de todos os tópicos em pelo menos um material. O que não quer dizer que você precisa criar um material para cada tópico, pois alguns podem ser agrupados e tratados em um único material (da mesma forma o oposto).

Quando for criar estes materiais não foque apenas em “matar objeções”, mas tente resolver algo para seu cliente. Dar algo que realmente agregue valor e que dê uma boa experiência da sua marca com seu potencial cliente. Algo que marque o mesmo de uma forma positiva.

Crie materiais voltados para matar objeções, aumentar autoridade, resolver problemas, informar, manter relacionamento, dicas de uso, entre outros. O importante é direcionar para algum objetivo em sua estratégia de marketing e não apenas criar por criar.

Para exemplificar, segue uma lista de temas que poderiam ser abordados para nossa persona em nosso contexto de uma empresa que vende Produtos Naturais:

  • Tenha melhor qualidade de vida com um alimentação saudável
  • Como ter uma alimentação saudável e gostosa
  • Prepare pratos deliciosos com produtos orgânicos
  • Como se alimentar bem e gastar pouco
  • Prepare um café da manhã
  • Cardápio da semana completo com produtos naturais

Estes são apenas alguns exemplos, mas o céu é o limite 🙂

Passo 4 – Tipo de Conteúdo

Note que até aqui não falamos do tipo de conteúdo que você vai entregar, isso porque não há uma regra que diz a melhor maneira para entregar algo para sua persona, pois baseado nos dados da persona e que você conseguirá identificar isso.

Você poderá identificar se é melhor entregar um post em um blog, um e-book, uma planilha, um vídeo, um áudio, um infográfico, uma imagem, foto ou animação. Enfim, o que for mais adequado para sua persona.

Em alguns casos pode ser interessante pegar o mesmo conteúdo e disponibilizar em mais de um formato. Isso inclusive é uma ótima estratégia, pois valoriza o conteúdo intelectual que você criou e potencializa seu alcance.

Nós temos por práticas criar diversos posts em um blog para atrair visitantes para o topo de funil, criar e-books mais simples para o meio de funil e e-books mais detalhados para o fundo de funil. Fora materiais como planilhas e ferramentas úteis para nosso público.

Passo 5 – Canal de Publicação de Conteúdo

Assim como o tipo de conteúdo a ser produzido, o canal de comunicação mais adequado para sua persona varia de acordo com a mesma.

Ao analisar a persona você vai identificar se ela se relaciona com você através do site, blog, landing page, facebook, twitter, instagram, email marketing ou até mesmo o Whatsapp ou um Webinar. O que você precisa é manter contato com sua persona através do canal que ela mais utiliza.

Alguns nichos específicos, com apelos visuais, é muito comum se usar o Instagram, porém não precisa se limitar ao mesmo.

Inclusive, você pode utilizar um ou mais de um canal para publicar seu conteúdo e isso é uma boa prática (e uma ótima dica).

Uma estratégia top que usamos e que é muito eficiente é a centralização dos materiais publicados em seu blog.

Esta estratégia é muito eficiente, pois sempre atrai sua audiência para algo que você controla e não fica dependente das políticas destes canais de comunicação.

Quando você centraliza as informações em um blog profissional, você pode colocar qualquer tipo de material e pode direcionar seu visitante para qualquer lugar, fornecendo mais informações e atraindo o mesmo para seu funil.

Além disso, você irá associar todo este material ao seu domínio, contando pontos no google, enchendo de palavras chaves e melhorando seu posicionamento nos buscadores.

É fundamental criar um blog, pois a partir dele você poderá publicar o mesmo conteúdo nos mais diversos canais, aumentando a probabilidade de viralizar o mesmo.

Nós utilizamos a RD Station para criação de Landing Pages e temos por prática criar uma área em um de nossos blogs que listam todos os materiais gratuitos disponibilizados, pois se torna uma forma organizada de controle (por nossa parte) e facilitada de acesso pelo visitante.

Sugiro a leitura do artigo Como criar um blog profissional para saber mais

Passo 7 – Frequência Publicação de Conteúdo

Mais uma vez uma questão que pode ser respondida com a análise de sua persona, pois varia de acordo com a mesma. O canal de comunicação também influencia neste caso.

Só para exemplificar, é comum para usuários do Instagram e Twitter postarem imagens o tempo todo, pois são muito focados em comunicação constante. Porém no facebook e youtube, já precisam de uma frequência menor.

Seja qual for o canal o importante é ter bom senso e avaliar constantemente se a frequência está adequada ou não, mas de qualquer forma, manter uma frequência constante é fundamental, pois sua audiência acaba criando uma expectativa com a mesma.

Conclusão

Como pode perceber é de extrema importância criar a persona para seu produto ou serviço e dedicar um tempo neste trabalho.

Como visto, não é uma tarefa muito rápida, mas totalmente viável, pois as ferramentas estão disponíveis para serem usadas à vontade, para quem quiser. Seja um profissional de marketing ou não.

Invista seus recursos para mapeamento de sua persona, pois além de ser um ótimo investimento, vai lhe ajudar a direcionar suas estratégia de marketing, a economizar muito na criação os materiais ricos que serão produzidos e até mesmo a moldar seus produtos e serviços oferecidos.

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