Top

Criar um blog pode ser fácil: basta saber por onde começar

Dicas para criar um blog fácil

Criar um blog pode ser fácil: basta saber por onde começar

Criar um blog não é mais atividade apenas de pessoas que queiram compartilhar sua vida na internet. Há alguns anos, os blogs têm se tornado uma importante ferramenta para profissionais e empresas divulgarem sua marca, promover seus produtos e serviços e educar seu público-alvo sobre o setor em que atuam. Por isso, nesse post vamos mostrar 8 dicas para criar um blog fácil e rápido para o seu negócio!

Por que criar um blog?

O marketing de conteúdo na internet vem sendo considerado a nova fronteira do marketing e ninguém quer ficar de fora. Você já deve ter percebido que é fundamental construir reputação na web e ser facilmente encontrado nas buscas do Google relacionadas às soluções que oferece, não é mesmo?

E você não é o único a pensar assim: segundo a Technorati, 175 mil blogs são criados por dia no mundo. Para que acerte na estratégia de criação de seu canal de conteúdo, separamos aqui algumas dicas valiosas para você sair na frente de seus concorrentes. Confira!

Passo a passo e dicas para criar um blog fácil!

Quais são as dicas mais importantes na criação de um blog? Pode parecer uma estratégia simples, mas existem uma série de fatores a serem considerados antes de colocar seu blog no ar. Veja quais são:

  1. Escolha seu propósito

    A primeira etapa a pensar é: qual a finalidade do blog que você está criando? Divulgá-lo como profissional em determinada área? Auxiliar as vendas de produtos ou serviços de sua empresa? Tornar-se um canal de conteúdo com alto volume de acessos e monetizável via publicidade?

    Sabendo com clareza o propósito do blog que está em construção, as próximas etapas serão mais facilmente definidas e você conseguirá alcançar seus objetivos com mais eficiência.

  2. Defina sua linha editorial

    Depois de ter definido o objetivo de seu blog, chegou a hora de pensar qual será a linha editorial a ser seguida. Neste momento, é preciso pensar nos seguintes pontos:

    • Público-alvo: quem são, que tipo de conteúdo precisam e quais as peculiaridades na busca por informação
    • Linguagem: será próxima, formal, informal,educativa, etc.
    • Formatos de conteúdo: artigo, vídeo, infográfico, galerias de fotos, etc.
  3. Escolha um título

    O título é parte muito importante para a construção da marca de seu blog. Se o blog for criado para uma empresa, é interessante mantê-lo dentro do domínio do site principal, como, por exemplo, www.nomedaempresa.com.br(barra)blog. Isso ajudará na estratégia de SEO (otimização para ferramentas de busca como o Google).

    Às vezes, para escolher o domínio e criar um blog mais facilmente, algumas pessoas optam por criar um canal com seu próprio nome. Caso você pretenda divulgá-lo com objetivo profissional, evite criar um canal com seu próprio nome, a não ser que já tenha uma reputação construída em seu setor. Se optar por um canal com título genérico sobre a área em que atua, maiores serão suas chances de receber cliques quando aparecer como resultado em uma busca no Google.

    Já falamos em outro artigo sobre algumas dicas matadoras para criar um nome para blog perfeito.

  4. Adquira seu domínio

    Depois de escolher o nome para o blog, está na hora de adquirir seu domínio, o que pode ser feito em sites como Registro.br e GoDaddy.com. Neles, você irá conferir a disponibilidade do domínio e optar pela categoria apropriada para seu negócio (.com, .org, .edu, etc).

    Falamos sobre isso de forma bastante detalhada em um artigo sobre como criar um blog com domínio próprio de forma segura.

  5. Escolha uma plataforma

    Existem diversas plataformas online para você criar e gerenciar seu blog facilmente, algumas gratuitas e outras pagas. Entre as gratuitas, WordPress e Blogger são as mais conhecidas e possuem uma grande quantidade de complementos e tutoriais disponíveis na internet.

    As plataformas também oferecem boas opções de layouts customizáveis e você pode optar pelo tema que tenha maior relação com sua marca, sem necessidade de investir na criação de um novo logo no início de sua estratégia.

  6. Hospedagem na nuvem

    Antes de colocar seu blog no ar, você precisará hospedá-lo em algum servidor. Existem até mesmo alguns serviços de armazenamento exclusivos para blogs. Para escolher qual será a empresa e o plano que irá contratar, é necessário pensar qual o tráfego que pretende alcançar e também o tamanho dos arquivos que o blog terá.

  7. Otimize para aparecer em buscas

    Dentre todas as dicas para criar um blog com facilidade, essa merece atenção redobrada! De nada adianta criar um canal de conteúdo para ser encontrado pelo seu público alvo se ele não for otimizado para aparecer nos resultados de buscas. Além do cuidado que terá com SEO na construção dos conteúdos como artigos e infográficos, é necessário otimizar outros fatores como títulos das páginas, meta palavras-chave e codificação semântica. Confira nossa Checklist de SEO para seu blog aparecer na primeira página do Google.

  8. Comece a produzir seu conteúdo

    Agora que as principais etapas para criar um blog já foram atendidas, é hora de começar a produzir conteúdo. Não se esqueça, seus artigos deverão ter a mesma qualidade do produto ou serviço que você pretende divulgar, pois eles podem ser a primeira imagem que um potencial cliente tem de sua empresa.

    Escreva conteúdos relevantes, fuja das fórmulas prontas e solucione as dúvidas dos seus leitores. Caso não sinta que tem as habilidades suficientes para isso, terceirize a atividade e foque sua energia naquilo que é realmente um especialista.

Está na hora de criar seu canal!

Em resumo: criar um blog pode ser fácil, simples e rápido

Para que criar um blog seja fácil, existem etapas que precisam ser seguidas. Pular uma ou outra pode acabar trazendo transtornos futuros! Mas, seguindo essas dicas para criar um blog de sucesso facilmente, você com certeza vai chegar lá!

Lembre-se: no mundo atual, que está cada vez mais convergindo para o virtual, essa é uma estratégia que você não pode ignorar na busca por melhores resultados.

Se você não tem experiência para passar por todas as etapas de criação de um blog, procure por especialistas e empresas que possam ajudá-lo neste processo. Existem ferramentas que integram várias dessas etapas e oferecem suporte técnico constante, como a CriarteBlogs.

4 Comentários

Comentar