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8 das melhores ferramentas para blogs

8 das melhores ferramentas para blogs

O blog é uma das melhores maneiras de expandir seus negócios online. As ferramentas para blog oferecem a oportunidade de mostrar sua marca como uma autoridade, publicar conteúdo consistente e obter mais tráfego para seu site.

No entanto, assim como no marketing de mídia social, publicidade paga e outras estratégias de marketing digital, há várias etapas e tarefas diferentes envolvidas para organizar um blog.

Criar, organizar, publicar e promover conteúdo pode levar muito tempo. Felizmente, existem algumas ótimas ferramentas para blog que ajudam a tornar o processo mais fácil para os profissionais de marketing que desejam implementar os blogs em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Nós compilamos uma lista das melhores ferramentas para blog e aqui estão 8 que você deve usar para atrair seu público-alvo.

Melhores ferramentas para blog

1. WordPress

O primeiro passo no processo de criação de blogs é criar um local para todo o seu conteúdo.

O WordPress é a ferramentas para blog mais popular com Content Management System (CMS) disponível. Ele hospeda mais de 74 milhões de sites e é particularmente popular entre as empresas para criar um blog personalizado.

Alguns dos principais benefícios do WordPress para blogs são:

  • Fácil de usar;
  • Editor de conteúdo simples;
  • Ampla seleção de temas/modelos para criar um blog com aparência profissional;
  • Variedade de plug-ins gratuitos e premium que permitem adicionar recursos interessantes ao seu blog sem precisar saber como codificar ou programar;
  • Integração com várias outras ferramentas que você pode usar;
  • Um fórum de suporte e comunidade muito útil e ativo;
  • Você pode ter vários usuários com diferentes níveis de permissão para que toda a sua equipe possa contribuir.

Se você tem um site existente que foi construído em outro lugar, você pode facilmente adicioná-lo ao WordPress. Sua empresa de hospedagem ou desenvolvedor web pode ajudá-lo a configurar isso.

Leia também: Como criar um blog com domínio próprio de forma segura.

2. Planejador de palavras-chave do Google e Long Tail Pro

Depois de ter o WordPress, você provavelmente vai querer simplesmente entrar e começar escrever um artigo para blog. Mas antes disso, você precisa realizar uma pesquisa de palavras-chave.

Indiscutivelmente um dos passos mais importantes para o blog é a pesquisa de palavras-chave. Trata-se de encontrar os diferentes termos e frases que seu público-alvo usará para encontrar o conteúdo específico que você está publicando.

Algumas empresas apenas adivinham quais palavras-chave elas acham que as pessoas usariam. Mas com a ajuda dessas duas ferramentas, você pode ter uma visão mais detalhada das frases exatas que as pessoas estão usando.

Combinando essas duas ferramentas para blog – o Planejador de palavras-chave do Google e o Long Tail Pro – é possível inserir palavras-chave iniciais e obter uma lista de termos de pesquisa sugeridos junto com o volume de pesquisa (o número médio de pessoas que pesquisam esse termo específico por mês no Google).

A principal diferença entre as duas ferramentas é que o Long Tail Pro fornece mais informações e opções extras de filtragem.

Se você quiser levar sua pesquisa de palavras-chave para o próximo nível, é possível pegar algumas das palavras-chave obtidas no Planejador de palavras-chave e conectá-las ao Long Tail Pro.

Essa ferramenta para blog se concentra no que é conhecido como palavras-chave long tail. São frases com mais de três palavras e um volume de pesquisa menor. O benefício dessas palavras-chave é que elas são menos competitivas, mais voltadas para um público específico e há muitas delas.

A pesquisa de palavras-chave irá ajudá-lo tremendamente a aumentar as chances de sucesso do seu blog. O Planejador de palavras-chave e o Long Tail Pro são ferramentas para blog muito valiosas que facilitarão a pesquisa de palavras-chave e obterão melhores resultados.

3. BuzzSumo

Você tem suas palavras-chave escolhidas. Agora, você precisa criar alguns tópicos de blog e títulos diferentes focados nessas palavras-chave. Existem várias maneiras de abordar os tópicos do blog.

Mas um dos métodos mais poderosos é encontrar posts já existentes com suas palavras-chave. É melhor escolher blogs que obtiveram sucesso com compartilhamentos sociais. É aí que entra o BuzzSumo.

O BuzzSumo é uma ferramenta para blog que permite encontrar postagens que foram altamente compartilhadas nas mídias sociais. Basta pesquisar a palavra-chave principal e obter uma lista das postagens mais recentes e compartilhadas relacionadas à sua pesquisa.

Você pode até pesquisar o conteúdo que seus concorrentes compartilharam para ver o que está funcionando melhor para eles. Em seguida, você pode criar versões melhores de seu conteúdo mais bem-sucedido para obter mais visualizações.

O truque é criar um conteúdo inspirado no que você encontra no BuzzSumo, e não apenas na mesma postagem do blog reformulada.

Dê uma olhada nos posts que estão sendo mais compartilhados e descubra como você pode criar algo melhor.

Por exemplo, se você se deparar com uma postagem no blog chamada “10 Segredos de Marketing no Facebook que você precisa conhecer”. Você poderia usar isso como inspiração para fazer um post de avaliação como “20 dicas de marketing no Facebook dos melhores profissionais”.

4. Yoast SEO Plug-in

Uma das maneiras mais populares de obter tráfego para as postagens do seu blog, especialmente se você não tem um público estabelecido, é por meio da otimização para mecanismos de pesquisa (SEO).

O tráfego de pesquisa orgânica vem de pessoas que usam o Google, o Bing ou outros mecanismos de pesquisa para procurar frases específicas. Depois de receber os resultados, eles podem entrar no seu site.

É por isso que é importante ter um bom rankeamento nos mecanismos de pesquisa, para que você obtenha mais tráfego no seu blog.

Há uma variedade de fatores que afetam o SEO, mas as duas principais categorias em que tudo se insere são:

  • Fatores na página: como meta títulos, desenvolvimento da Web, URLs, o conteúdo real de cada página e estrutura da página.

  • Fatores fora da página: como backlinks, menções de sua empresa/site online e fatores sociais.

O Yoast SEO é um plug-in do WordPress projetado para ajudar você a melhorar alguns dos mais importantes fatores de SEO na página, mesmo que você não tenha experiência em desenvolvimento Web e SEO.

Essa ferramenta para blog cuida de tudo, desde a configuração de seus meta-títulos e descrições até a criação de um sitemap. O Yoast até ajuda você a lidar com tarefas mais complexas, como editar o robots.txt e o .htaccess.

Algumas das configurações podem parecer um pouco complexas se você é novato em SEO e WordPress, mas o Yoast criou um tutorial completo para ajudá-lo a configurar tudo.

5. Canva

Ter um post de blog cheio de texto torna seu conteúdo menos atraente e imediatamente desativa os visitantes. Adicionar recursos visuais como infográficos, gráficos e outras imagens pode ajudar a dividir seu conteúdo e torná-lo facilmente digerível.

O problema que muitos blogueiros enfrentam é descobrir como integrar imagens em seu conteúdo. Isso faz com que eles carreguem suas postagens com imagens que não são atraentes ou de qualquer valor para a postagem.

O Canva é uma ferramenta para blog gratuita que facilita a criação de gráficos personalizados para acompanhar seus posts.

Se você deseja fazer infográficos, imagens em destaque ou apenas alguns visuais para acessar suas postagens, você pode fazer tudo no Canva.

Uma das melhores coisas sobre o Canva é que ele vem carregado com modelos para que todos os seus gráficos possam ser dimensionados perfeitamente para cada site de mídia social específico.

Se você quiser que uma imagem seja fácil para seus leitores, selecione o modelo do Pinterest. Ou talvez você queira algo que as pessoas possam tweetar. Então, basta escolher o modelo do Twitter.

6. Ferramenta de teste de legibilidade

Se sua redação estiver muito avançada tecnicamente, seu público pode não entender totalmente seu conteúdo.

A Ferramenta de Teste de Legibilidade ajuda você a garantir que seus posts sejam fáceis de ler. Ele usa os principais indicadores de legibilidade para que você saiba o nível aproximado de notas do seu conteúdo.

O conceito por trás disso é quando o texto é fácil de ler, geralmente é mais digerível. Se você está no verde, isso é uma indicação de que seu conteúdo é facilmente legível. Se você se aventurar em amarelo ou laranja, talvez queira simplificar um pouco seu conteúdo para torná-lo mais compreensível para seu público.

Aqui estão algumas dicas que você pode usar para melhorar a legibilidade das suas postagens no blog:

  • Evite usar palavras técnicas ou excessivamente complexas (ou seja, palavras que as pessoas talvez tenham que procurar entender);
  • Use frases mais curtas;
  • Use palavras com menos sílabas;
  • Torne seu conteúdo direto e ao ponto.

7. Ferramenta de Email Marketing

Além das mídias sociais, o e-mail marketing é outra ferramenta para blog poderosa de divulgar suas últimas postagens. Um dos blogueiros mais conhecidos, Neil Patel, não escondeu que os e-mails que ele envia para promover seus novos posts são uma de suas principais fontes de tráfego.

Os e-mails permitem que você alcance diretamente seu público-alvo e os atualize sempre que tiver conteúdo novo para compartilhar. Uma ferramenta de e-mail marketing lhe dá a capacidade de coletar endereços de e-mail e enviar newsletters como Patel.

Existem várias ferramentas de e-mail marketing disponíveis. Algumas das escolhas mais populares para empresas e blogueiros incluem:

  1. Constant Contact
  2. MailChimp
  3. Aweber
  4. GetResponse

Depois de configurar sua conta e suas listas, adquira o hábito de enviar e-mails regularmente e permaneça consistente para obter os melhores resultados.

8. Google Analytics

Seu conteúdo é criado e você o promoveu por meio de ferramentas de mídia social e e-mail marketing. Agora, você precisa conhecer os resultados de seus esforços.

O Google Analytics é a ferramenta para blog mais popular para acompanhar o desempenho do seu conteúdo. O Google Analytics pode ser muito avançado, mas aqui está um bom guia para iniciantes que informa as principais áreas que você deve começar a analisar, que são:

  • Público-alvo: quem está vindo para o seu blog?
  • Aquisição: como as pessoas estão encontrando seu blog?
  • Comportamento: o que as pessoas estão fazendo no seu blog?

Quanto mais você fizer o login e verificar suas análises, mais confortável você ficará com o painel. Se você não tiver o Google Analytics instalado no seu blog, torne-o uma prioridade.

Essa é nossa lista de algumas das principais ferramentas para blog para elevar seu site. Quais são as suas ferramentas favoritas sem as quais você não pode blogar? Deixe-nos saber nos comentários!

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