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Top 10 | As ferramentas para blogs mais usadas [RECOMENDADO]

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Top 10 | As ferramentas para blogs mais usadas [RECOMENDADO]

Você já está familiarizado com o marketing de conteúdo, entendeu todas as vantagens de aplicá-lo na estratégia de marketing da sua empresa e iniciou um blog? Parabéns! Esse é apenas o começo. Neste conteúdo selecionamos 10 importantes ferramentas para blogs que irão te auxiliar no processo de construção de um posicionamento digital.

Dentro de uma lógica na qual o comportamento do consumidor mudou ao ponto de o Google receber mais de 100 bilhões de buscas por mês e 81% dos compradores realizarem pesquisas online antes de fazer grandes compras, conhecer estratégias de SEO se tornou obrigatório para profissionais e empresas que buscam por crescimento de tráfego e conversões.

Compreender a importância de ocupar um lugar de destaque no rankeamento do Google torna mais fácil o entendimento da necessidade de se produzir um conteúdo estrategicamente pensado e construído.

  • Adote diversas práticas relacionadas a como escrever artigos para blogs
  • utilize técnicas e ferramentas de SEO para o Google
  • atinja um quality score positivo
  • seja considerado relevante dentro das (infinitas) opções disponíveis no site de busca.

Desenvolva uma estratégia para o seu blog, defina como esse conteúdo será produzido, qual o tipo de conteúdo que será apresentado e em qual formato (texto, vídeo, áudio post). Em seguida, distribua o seu conteúdo nos canais certos. E garanta que o seu site seja otimizado para nutrir leads e fechar vendas.

Parece muita coisa (e realmente é), mas fique calmo. Existem ferramentas para blog para facilitar cada etapa do marketing e tornar sua vida mais fácil.

Então vamos direto ao assunto: conheça agora as TOP 10 ferramentas para blog que importantes empresas estão utilizando.

10 ferramentas para blogs indispensáveis para sua estratégia de conteúdo

#1 Ferramenta de palavras-chave do Google

A ferramenta de palavras-chave do Google Adwords é fundamental na seleção de palavras para as estratégias de compra de mídia dentro da plataforma, mas também é muito útil para aprimorar sua estratégia de SEO.

Você deseja escrever um conteúdo que será encontrado e lido, né? Então você deve entender o comportamento de pesquisa dos usuários e reconhecer como pode atender às palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio. Para isso:

  • Procure novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria
  • Acesse o atalho de exibir tendências e dados de volume de pesquisas
  • Multiplique listas de palavras-chave para receber novas palavras-chave

O Keyword Planner, ou ferramenta de palavra-chave do Google irá te mostrar uma média de buscas mensais. São esses dados que vão integrar seu plano de SEO e ajudar na escolha das palavras-chave certas para que você consiga otimizar seu site e blog.

#2 BuzzSumo

Aumentar as visitas em seu site é uma das razões para você manter uma estratégia de produção de conteúdo ativa, certo?

A ferramenta para blogs BuzzSumo reúne duas funcionalidades muito importantes para a sua estratégia: análise de qual conteúdo apresenta melhor desempenho trazendo novas ideias para escrever e busca dos principais influenciadores para promover seu conteúdo.

É uma das ferramentas atuais mais importantes para o marketing de conteúdo, pois além de auxiliar na sugestão de temas de acordo com as pesquisas dos usuários, a plataforma ajuda na distribuição desse mesmo conteúdo.

A capacidade de identificar rapidamente qual conteúdo está funcionando bem em um setor e quem são os principais influenciadores é realmente única.

# 3 Uber Suggest

A Uber Suggest oferece 4 funcionalidades principais:

  • Visão Geral da Palavra-chave
  • Sugestões de Palavras-chave
  • Informações sobre custo e dificuldade para ranquear organicamente para determinada palavra-chave
  • Inteligência competitiva, entendendo o cenário em torno da palavra-chave selecionada, ou seja, você consegue ver quem ranqueia organicamente para uma determinada palavra-chave ou quem está investindo em campanhas de CPC.

Deu para entender porque ela está entre as ferramentas para blogs mais utilizadas por empresas e blogueiros, né?

#4 Yoast WordPress SEO

O Yoast é um plugin de SEO para WordPress, mas ele não é qualquer plugin, ele é o mais utilizado com as funções de otimizar o seu conteúdo, organizar a meta descrição, meta título e link permanente.

Dentro da mesma lógica apresentada até aqui, você não pode publicar um conteúdo sem garantir que ele esteja otimizado.O Yoast vai te ajudar nessa garantia.

Basta olhar para o menu do Yoast na barra lateral esquerda do seu painel após a instalação. Ele pode construir o seu mapa do site, configurar modelos para os seus títulos e meta descrição, adicionar breadcrumbs e muito mais.

#5 EMV Headline Analyzer

O objetivo da EMV Headline Analyzer é auxiliar você a escrever títulos melhores para seus posts.

É muito fácil de usar: copie o seu título dentro da ferramenta, escolha uma categoria para o título e pressione o botão “enviar para análise”. O resultado será uma pontuação de seu título em quesitos variados.

Se você levar em consideração que o título de seu conteúdo é o primeiro contato que um usuário tem com seu texto e que se não for atrativo seu link sequer será clicado, você tem uma ideia de como essa ferramenta para blog é importante em uma estratégia de conteúdo.

#6 Quick Sprout

Com o Quick Sprout você pode analisar seus concorrentes em diferentes parâmetros: mídias sociais, número de backlinks, velocidade do site, total de páginas indexadas e muito mais.

É claro que você também pode olhar para dentro e analisar o seu próprio canal de comunicação e ter acesso ao desempenho da sua página.

#7 Softwares de E-mail Marketing

As estratégias de e-mail marketing, por meio dos softwares de automação de marketing, são fundamentais para a construção de tráfego e aumento do engajamento de seus usuários.

Excelentes ferramentas para blogs com foco em distribuição, nutrição e relacionamento, disparos de e-mails alertando sobre novos conteúdos em seu site, acompanham o usuário por meio de toda a jornada do consumidor e podem representar ganhos positivos em relação ao aumento de conversão e vendas.

#8 Google Analytics

Dentro de uma estratégia de marketing digital, suas decisões devem ser pautadas por meio de dados e métricas e várias dessas informações podem ser encontradas no Google Analytics. A ferramenta serve para monitorar a navegação em seu site.  

Dentre as diversas funcionalidades da ferramenta, você pode criar relatórios eficientes e fáceis de usar para que você possa decidir quais dados deseja exibir, personalizando assim seus relatórios com apenas alguns cliques.

Os relatórios de conteúdo ajudam você a compreender quais partes de seu site estão indo bem e quais páginas são as mais conhecidas para que você possa criar uma experiência melhor a seus visitantes e possíveis clientes.

Essas são apenas algumas das funcionalidades da ferramenta.

#9 Feedly

Estar atualizado com os principais acontecimentos e assuntos do momento é fundamental para a construção de um conteúdo atual, com potencial de viralização e alto poder de atração.

Você pode visitar vários blogs, mas isso demora. Uma solução mais fácil é o leitor de RSS – Feedly. Ele ajuda você a descobrir as atualizações dos seus blogs favoritos e compartilhá-los com seus seguidores nas mídias sociais.

#10 BuzzStream

Com o BuzzStream você tem quatro principais funcionalidades:

  • Buscar influenciadores automaticamente: o BuzzStream descobre informações de contato, perfis sociais e métricas do site para você. É fácil priorizar os contatos mais importantes e influentes.
  • Manter rastreadas todas as suas conversas: o BuzzStream salva automaticamente seus e-mails e tweets e permite definir lembretes para acompanhamento. Você nunca perderá uma conversa ou um projeto de novo.
  • Deixar sua equipe se concentrar no que é importante: o BuzzStream dá a toda sua equipe um banco de dados centralizado para trabalhar. Você pode colaborar com colegas de equipe, compartilhar notas e manter projetos organizados.
  • Descobrir o que funciona e o que não funciona: o BuzzStream fornece uma visão detalhada de suas campanhas de divulgação, desempenho da equipe e veiculações de links por meio de relatórios totalmente personalizáveis.

#Dica extra

Você já deve ter acessado alguns blogs e visto a funcionalidade de áudio post. Essa ferramenta para blog está ganhando espaço e já faz parte da estratégia de gigantes do conteúdo como a Resultados Digitais e a Rock Content.

A utilização do post em áudio tem como objetivo aumentar o engajamento e o tempo de permanência dos usuários em seu site ou blog. Isso porque o mecanismo de post em áudio permite que o usuário acesse seu conteúdo de qualquer lugar, a qualquer hora e sem a necessidade de atenção exclusiva, ou seja, é possível ouvir o conteúdo ao dirigir, andar na rua ou praticar atividades físicas.

E ai? Gostou das dicas com as principais ferramentas para blogs? Deixe sua opinião nos comentários. Este post foi escrito pelo Vooozer, uma startup de Audio Marketing que potencializa sua estratégia de conteúdo ajudando sua marca a engajar e capturar leads com posts em áudio.

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