Top

Como criar um layout épico para o seu blog?

layout para blogs

Como criar um layout épico para o seu blog?

Quando se fala de blog logo se pensa no conteúdo, nos posts que serão escritos, nas tags utilizadas, entre outros tópicos. Mas existe um fator que influencia diretamente no consumo dos conteúdos que são os layouts para blogs.

Existem alguns dados que comprovam isso.

Pesquisas mostram as seguintes estatísticas:

  • 94% das primeiras impressões de um site são relacionadas ao design.
  • 73% das pessoas querem consumir um conteúdo com um design agradável.
  • Para 48% das pessoas o design é a razão número 1 para decidir sobre a credibilidade de um site.
  • 39% das pessoas deixam um site se as imagens demoram para carregar.
  • 38% das pessoas deixam um site se o layout não for atrativo.

Os layouts para blogs, portanto, são fatores fundamentais para o seu sucesso, por isso é algo que deve ser levado a sério e trabalhado em detalhes.

Da mesma forma que a redação é muito importante na criação, os layouts para blogs precisam acertar em cheio as expectativas do público alvo.

Agora coloque-se no lugar do visitante:

Imagine você ao pesquisar no Google sobre um tema, clicar no link, abrir o site em seu navegador e se deparar com uma página feia, com um design amador ou com uma aparência que não condiz com o assunto pesquisado.

Você não se sentiria decepcionado e com vontade de voltar logo para as pesquisas para encontrar outro blog?

Então, é isso que acontece quando o layout do seu blog não é bem feito e nem está otimizado. Daí a importância de criar layouts para blogs seguindo as dicas que apresentaremos a seguir para criar bons layouts de blogs

O layout de blog, cadê? Como criar?

Existem várias formas de criar layouts para blogs. Dependendo da verba que você tem para investir, do seu conhecimento em tecnologias ou até mesmo da sua disposição em colocar a mão na massa, você pode seguir diferentes caminhos.

1- Contrate um designer ou empresa especializada.

Caso você não tenha nenhum conhecimento e paciência com design e tecnologia, mas necessita de um design eficaz em seu blog, você pode delegar esse serviços para profissionais competentes.

Existem no mercado profissionais freelancers e empresas especializadas que podem realizar esse serviço para você mediante um investimento financeiro.

A vantagem, nesse caso, é que você não terá que se preocupar com nada que se refere a desenvolvimento e criação.

Caso contrate profissionais idôneos, competentes e especializado em layotus para blogs, a sua única preocupação será em produzir conteúdo de qualidade para o seus posts.

Sites de concorrência criativa são uma excelente fonte de bons designers de blogs.

2- Adquira temas prontos.

Existe uma possibilidade muito ágil e prática, relativamente barata e que acelera o desenvolvimento do seu projeto que é a compra de temas prontos.

Existem vários sites na internet com ótimos temas, com designs arrojados e modernos que você pode adquirir para o seu blog, um bom exemplo desses sites é o Theme Forest.

O investimento é menor do que contratar uma empresa para criar do zero, mas em compensação você terá “que se virar nos trinta” para publicá-lo na web, caso decida  instá-lo e configurá-lo sozinho.  

Mas você também pode pedir a ajuda a um profissional da área para te ajudar nessa tarefa. Boa ideia,não?

3- Fazer tudo do zero

Se você é uma pessoa que gosta de ter controle total sobre o seu projeto, se tem familiaridade com tecnologia, design e internet, você pode fazê-lo por conta própria.

Essa opção é para você que trabalha com tecnologia e tem conhecimentos avançados sobre a construção de sites e blogs.

A vantagem aqui é que você não investirá quase nada ou muito pouco, no seu projeto. Porém o investimento em tempo é muito maior.

Criar layouts para blogs do zero pode não ser algo simples mesmo para quem tem conhecimentos avançados, pois demanda tempo, estudo e paciência. Por outro lado, você consegue deixar o blog 100% da maneira que imaginou e sem depender de terceiros.

Dicas para o layout do seu blog

Independente da opção que faça, seguem algumas dicas que com certeza irão ajudar no layout do seu blog deixando o seu design mais atraente.

Confira:

  1. Realize um estudo do público-alvo do seu blog e direcione o design para esse público. Crie um briefing adequado e detalhado para o projeto.
  2. Tenha o  seu próprio logotipo e identidade visual do blog e utilize em todo o projeto.
  3. Utilize imagens de qualidade em seus posts, mas não muito pesadas.
  4. Otimize as suas imagens para que fiquem  mais leves. Você pode utilizar serviços como TINY PNG para diminuir o peso dos arquivos.
  5. Cuidado com o excesso de cores. Normalmente de 2 a 4 cores já são suficientes para compor a paleta de cores do blog.
  6. Cuidado com o excesso de famílias tipográficas. Normalmente de 1 a 2 tipos diferentes já são suficientes.
  7. Estude blogs concorrentes. Analise blogs que são destaque no seu segmento.
  8. Utilize hierarquia visual. Organize o conteúdo através de títulos, subtítulos para melhor entendimento do conteúdo.
  9. Cuidado com alinhamentos e elementos desproporcionais. Procurem manter uma coerência visual no seu blog.
  10. Transmita a personalidade do blog, a sua mensagem através do design. Se é um blog de humor utilize cores mais vivas, se u é m blog sobre advocacia utilize cores mais sóbrias, por exemplo.

5 Bons exemplos de layouts para blog

A seguir veja exemplos de bons layouts de blogs que podem te inspirar e dar ideias de como criar o seu blog.

  • Chief of Design: blog sobre design com uma cara hipster. A utilização da cores e formas vão ao encontro ao público-alvo do blog.
  • Sernaiotto:  blog voltado ao público feminino. Consegue transmitir através do design a mensagem do blog de forma coesa, organizada e agradável esteticamente.
  • Brainstorm9: o blog é um verdadeiro portal sobre publicidade, tecnologia e cultura pop. Devido ao conteúdo vasto, utiliza cores para organizar os temas e os conteúdos.
  • Aparelho Elétrico: o blog tem como pauta conteúdos sobre gestão, produtividade e mercado freelancer. O layout é bem organizado e de fácil navegação.
  • 52inkicks: blog de um casal australiano que fala sobre viagens e lugares para visitar. Utilizando de uma linguagem visual moderna e descontraída, vai de encontro a mensagem que o blog deseja passar.

Dicas finais

Com o vimos, o layout de um blog pode fazer total diferença entre um blog bem-sucedido e um que fique sem visitantes. É preciso alinhar o layout às expectativas dos usuários, a mensagem a ser transmitida e a personalidade do projeto.

Não basta somente se preocupar com o conteúdo escrito, com a revisão e a ortografia do seu blog. Os Layouts para blogs fazem parte do processo e são um ponto fundamental para se destacarem na internet.

Este artigo foi escrito pela equipe da We Do Logos, a maior plataforma criativa da América Latina e uma das pioneiras no Brasil.

Sem comentários

Comentar