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Como definir o posicionamento de uma empresa no mercado ajuda a criar um site ou blog?

posicionamento de uma empresa no mercado

Como definir o posicionamento de uma empresa no mercado ajuda a criar um site ou blog?

É muito comum ver profissionais definindo a estratégia de posicionamento de uma empresa no mercado a portas fechadas.

Afinal, se tem “estratégia” no meio, tem que ser confidencial, certo? Mais ou menos.

Na verdade, essa ideia de manter tudo em segredo acaba fazendo os especialistas em Marketing se esquecerem da importância de consultar o consumidor antes de tomar decisões como essas.

Quem melhor do que eles para dizer se aquele posicionamento está realmente alinhado ao produto ou serviço, à marca e ao que as pessoas desejam?

E no caso da criação de um site, isso é ainda mais importante, afinal, é fundamental que o posicionamento gere engajamento por parte dos visitantes?

Compartilhar caminhos com quem será impactado diretamente por seu site é um jeito simples e eficaz de escolher a melhor opção para a estratégia da sua empresa, e ter certeza que o conteúdo e o layout vão traduzir um posicionamento engajador.

A seguir, vamos falar sobre como os consumidores podem te ajudar na construção da sua estratégia de posicionamento de uma empresa no mercado, assim como ferramentas para tornar essa prática uma realidade no seu time.

Espero que goste!

O que é posicionamento de uma empresa no mercado mesmo?

Antes de começar a falar sobre a ajuda que os consumidores poderão dar na hora de definir sua estratégia de posicionamento, é importante alinhar o conceito de posicionamento em si. Isso porque muita gente costuma confundir posicionamento com conceito de marca.

Você é uma dessas pessoas? Se sim, não se preocupe.

Apesar de uma coisa estar diretamente relacionada com a outra, posicionamento e conceito de marca não são a mesma coisa.

Para Kotler, posicionamento é mostrar para o seu público-alvo a diferença entre você e seus competidores.

Ficou simples, não é? Mas, para tirar isso do papel, você vai precisar de uma equação simples:

Posicionamento = segmentação + diferenciação

Com um bom posicionamento, sua empresa será capaz de ocupar um lugar claro na mente e no coração de seus consumidores.

Por isso ele é tão importante. Mas, de nada adianta ter um bom posicionamento se você não for capaz de traduzi-lo no conceito de sua marca, produto ou serviço.

Nesse aspecto, a definição trabalhada por Laura Busche, autora do livro “Lean Branding“, é bastante pertinente: o conceito de marca é uma história que o consumidor ou cliente lembra quando pensa em você. Não é uma tarefa de designers, marketing ou consultores. É uma tarefa de todos.

Para muitos profissionais, inclusive, marca e posicionamento acabam sendo uma coisa só. Ao compreender isso fica fácil entender também que uma marca comunica a todo momento o seu posicionamento, e não apenas com campanhas e esforços publicitários.

O papel do conceito de marca é, portanto, traduzir o posicionamento de uma empresa no mercado de forma marcante, simples e objetiva.

As perguntas que irão definir o posicionamento de uma empresa no mercado

Com esse passo a passo, você poderá iniciar a análise dos caminhos possíveis para seu posicionamento.

A ideia é refletir sobre cada uma dessas perguntas e buscar respostas, caso ainda não tenha:

Seleção do seu mercado:

  • Quais são as reais necessidades do mercado que você pretende atender?
  • E como sua empresa, produtos e serviços pretendem atendê-las?

Segmentação de mercado:

  • Quais pessoas dentro desse universo você pretende atender?

Comportamento de consumo:

  • Como seus consumidores se comportam?

  • E quais etapas compõem sua jornada de compra?

Diferenciação:

  • O que você traz de diferente?
  • O que te diferencia dos demais players, produtos ou serviços já existentes?
  • Como os consumidores podem contribuir para a estratégia de posicionamento de uma empresa no mercado?

Conhecer a opinião dos seus consumidores é fundamental não apenas quando você vai lançar um novo produto ou serviço, mas principalmente para o posicionamento.

Eles são o termômetro do mercado e poderão indicar como anda sua concorrência, do que sentem falta e, principalmente, como encaram suas propostas de valor/diferenciais.

Em todos os casos aqui descritos, a pesquisa é a ferramenta mais indicada. Por meio dela, você poderá ouvir tudo o que o consumidor tem a dizer sobre você.

Para te ajudar nessa missão e fazer com que sua empresa ganhe tempo e consiga definir uma estratégia de posicionamento em pouco tempo, sugerimos que você escolha entre os muitos questionários certificados e prontos para uso existentes em nossa plataforma de pesquisa automatizada e com foco na área de Comportamento e Hábitos de consumo.

Basta definir qual o seu objetivo com a pesquisa e dar início ao seu projeto.

E aí? Gostou do nosso artigo sobre o que é posicionamento de uma empresa no mercado e como definí-lo? Comece agora mesmo a consultar seus consumidores para estruturar sua estratégia.

Este artigo foi produzido pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital. Com uma plataforma exclusiva para a realização de projetos de pesquisa de mercado totalmente automatizados, estão transformando a pesquisa de mercado no Brasil.

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