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Público Alvo e Persona. O que são e para que servem?

Público Alvo e Persona. O que são e para que servem?

Atualmente conhecer apenas o público alvo de sua empresa não basta, é fundamental saber o perfil exato de seu cliente para que seu negócio tenha sucesso.

Neste artigo vamos apresentar:

  • O que é Publico Alvo
  • O que são Personas
  • Características de uma Persona
  • Comparação de Definição de Público Alvo e a Persona
  • Benefícios de se mapear uma Persona

O que é Público Alvo?

O conceito teórico de Público Alvo é bem simples e provavelmente você já conhece e até pode ter utilizado em algum momento, pois ele é muito popular no mundo corporativo e até fora dele.

Entende-se que o público alvo são um grupo de pessoas da sociedade que tem características em comum ( idade, sexo, interesses, profissões e etc) e na qual você irá dirigir suas mensagens e ações. Normalmente são definições mais genéricas desse “sub conjunto” da sociedade baseados nas características que importam para você ou sua empresa em determinado momento.

Uma forma prática de se entender o que é um público alvo é exemplificando o mesmo. Abaixo um exemplo simples:

“Homens de 30 a 45 anos, moradores de SP com salário entre 5 e 10 mil”.

A definição do público alvo, por mais simples e ampla que fosse, sempre foi importante no mundo corporativo e serviu por muito tempo para direcionar os tipos de produtos que uma empresa iria produzir e os serviços que iria prestar, sendo o pilar de suas empresas.

O que são Personas?

Com a evolução da sociedade e da forma de se fazer negócios a simples definição do público alvo passou a não ser suficiente para conquistar as pessoas que se quer atingir, pois o que se definia era algo muito amplo e inútil dos dias atuais.

Atualmente é necessário conhecer a fundo seus potenciais clientes, o que fazem, quanto ganham, seus hábitos do dia-a-dia, onde frequentam, como falam, suas dificuldades e o que mais puderem saber do mesmo. Hoje em dia precisa-se ter muito mais pessoalidade nas relações, de forma a seu potencial cliente se identificar com o que você propõe e o que tem a oferecer a ele. Seja um produto, serviço, ou informação, seja gratuito ou pago ele só vai “consumir” com você ou sua empresa se realmente achar que você tem algo muito bom a oferecer e resolver sua necessidade.

Neste conceito mais fechado e direcionado de público, surgiu o que chamamos de “Persona”. O termo “Persona” é muito mais forte do que público alvo, pois ele define especificamente àqueles que você quer direcionar seus esforços, personificando os mesmos.

A definição que gosto muito sobre a Persona é a seguinte:

“Persona é uma representação fictícia de seu consumidor ideal, criado através de dados reais.”

Características de uma Persona

Uma persona tem as seguintes características básicas:

  • Nome da Persona:
  • Idade
  • Sexo
  • Estado Civil
  • Filhos
  • Idade do(s) filho(s)
  • Onde Mora?
  • Nível de escolaridade
  • Profissão
  • Cargo/Ocupação – O que sua persona faz?
  • Onde sua persona trabalha?
  • Quanto Ganha?
  • Quais os meios de comunicação usados pela Persona?
  • Quais os principais objetivos desta Persona?
  • Quais os principais problemas/desafios desta Persona?
  • Como minha empresa pode ajudar esta Persona?
  • Qual é o número de funcionários da sua empresa?
  • Qual é a área de atuação da sua empresa?
  • Imagem representativa desta persona (foto ou imagem)

Estas são apenas algumas características gerais e que podem ser expandidas de acordo com sua necessidade. A ideia aqui é mostrar que é uma definição muito mais próxima do seu cliente real.

Um exemplo simples de uma persona é:

“Maria Lucia, mulher,  43 anos, divorciada, 1 filho de 18 anos e uma filha de 7 anos, designer (MEI), fatura R$6.000 mensais, mora na zona Norte do Rio e trabalha na Barra da Tijuca, gosta de sertanejo universitário, usa muito o twitter e facebook, está um pouco acima do peso e gosta de caminhar na Lagoa após levar sua filha na escola, tem muitos gastos com escola e transporte e precisa aumentar sua renda para manter seu estilo de vida, pois além de tudo está pagando seu apertamento.”

Perceba a riqueza de detalhes que em nesta definição de Persona. Quanta coisa dá pra se extrair e nos direcionar para produzir algo que chame a atenção desta persona para trazê-la para sua audiência.

Caso sua empresa esteja produzindo algo relacionado a saúde, você poderá criar postagens dizendo “como melhorar sua qualidade de vida”. Se for da área imobiliária, pode oferecer um imóvel que melhor se enquadre em sua rotina. As possibilidade são inúmeras!

As características gerais de uma persona vão lhe ajudar a lhe aproximar da mesma e vão te orientar sobre a forma de se comunicar com ela, o que ela está procurando, o que ela precisa resolver e como você pode ajudá-la.

Comparação de Definição de Público Alvo e a Persona

Público Alvo Persona
Homens de 30 a 45 anos, moradores de SP com salário entre 5 e 10 mil Maria Lucia, mulher,  43 anos, divorciada, 1 filho de 18 anos e uma filha de 7 anos, designer (MEI), fatura R$6.000 mensais, mora na zona Norte do Rio e trabalha na Barra da Tijuca, gosta de sertanejo universitário, usa muito o twitter e facebook, está um pouco acima do peso e gosta de caminhar na Lagoa após levar sua filha na escola, tem muitos gastos com escola e transporte e precisa aumentar sua renda para manter seu estilo de vida, pois além de tudo está pagando seu apertamento
Totalmente fictício Dados reais, obtidos de pessoas reais
Dados imprecisos e amplos com pouco foco no cliente e quase nada no nicho de mercado Dados específicos com foco no cliente e no nicho de mercado
Pouco Conhecimento do cliente real Muito conhecimento do cliente Real
Precisa criar conteúdo mais abrangente para atingir a um público impreciso Permite a criação de conteúdo bem mais direcionados e para um nicho específico
Anúncios mais abrangentes para atingir mais gente, porém sem precisão sobre a conversão, captando leads de pouca relevância Anúncios bem mais direcionados e precisos, captando leads que podem realmente gerar um contrato.
Maior investimento em anúncios com palavras chaves mais disputadas e com menos precisão Possibilidade de investir em palavras chaves mais especificas e consequentemente mais baratas com melhor ROI

Benefícios de se mapear uma Persona

A diferença entre os conceitos e o resultado que o público alvo e a Persona representa é gritante, e como pode perceber dedicar um tempo na definição de sua persona pode fazer maravilhas por seu negócio. Você precisa dedicar um tempo a isso antes de investir qualquer centavo em Campanhas no Facebook e Google AdWords ou qualquer outro meio de publicidade paga (principalmente).

Resumidamente os benefícios de mapear as personas são:

  1. Não perde tempo tentando “agradar a todos”
  2. Faz conteúdos melhores e muito mais direcionados
  3. Escolhe canais mais eficientes
  4. Cria uma comunicação muito mais próxima e pessoal
  5. Perfeito entendimento de quem é seu cliente

Minha empresa terá apenas uma persona?

É importante entender que uma empresa muito provavelmente não terá apenas uma persona. Dependendo de seu mercado, pode ocorrer da empresa ter um público alvo em comum, porém diversas personas.

Como exemplo prático podemos tomar plataformas de capacitação online, onde desenvolve cursos para médicos (por exemplo) e tem diversos tipos de cursos diferentes, para momentos diferentes na carreira.

Um curso sobre “Sucesso na Carreira na Medicina” ou “Como montar seu consultório de Ortopedia”, certamente é direcionado para uma Persona recém formada, com 30 anos, solteira e sem filhos.

Já um curso de “Técnicas avançadas em Cirurgias de Joelhos”, provavelmente é mais indicada para um Profissional com experiência em Ortopedia, com 38 anos, com um filho e que precisa melhorar suas técnicas.

Perceba que ambos são do mesmo público alvo “Médicos, entre 30 e 50 anos” porém para cada curso a persona muda e você precisa identificar isso em sua empresa, até mesmo para produzir os produtos / serviços que sua empresa deve produzir/trabalhar.

Considerações finais

Entender suas Personas é o básico do marketing (não apenas digital e de conteúdo) e você mesmo pode fazer, vale a pena se dedicar a isso.

Ter a definição correta de suas Personas lhe permitirá ter maior proximidade com seu cliente e influenciará desde a criação de conteúdo (atração) a forma de se comunicar com o mesmo. Isso certamente fará maravilhas para seu negócio.

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